O Nubank (Nu Pagamentos) anunciou nessa quinta-feira (10), durante transmissão ao vivo, que irá oferecer o Pix de forma gratuita para todos os empreendedores que utilizam sua conta como “pessoa jurídica”.
O Pix foi criado pelo Banco Central (BC) com a finalidade de facilitar as transações de dinheiro no Brasil, já que o sistema permite que os consumidores e empresários façam transferências instantaneamente através de um smartphone.
O BC pretende reduzir a circulação de papel-moeda estimulando o uso de meios eletrônicos de pagamento.
Segundo Carrie Nguyen, gerente de produto para Pix do Nubank, a fintech irá assumir os custos de todas as transações.
O banco oferece a seus clientes uma conta pessoa jurídica gratuita desde julho do ano passado.
Pix reduzirá custos para as empresas, segundo Campos Neto
O Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou na última quarta-feira (10), enquanto participava da abertura do evento ‘Conexão Pix’, que a implantação do novo sistema de pagamentos instantâneos da autarquia, o Pix, diminuirá o custo operacional das empresas, além de proporcionar mais eficiência no fluxo de caixa.
Campos Neto salientou que tanto as pequenas lojas, quanto as grandes, poderão ter menos despesas com segurança e transporte de cédulas de dinheiro com a chegada do Pix.
O presidente da autarquia disse que “é um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro”.
Além disso, ele destacou que “é muito importante entender essa mudança que estamos passando e como isso tem sido intensificado pela crise, pela pandemia. A gente vê o número de pagamentos digitais crescendo. Há um movimento de inovação que se acelerou em várias áreas”.
Saiba Mais: Pix reduzirá custos para as empresas, segundo Campos Neto
O modelo de pagamentos instantâneos está entre os principais projetos do BC.
O novo sistema de pagamentos, Pix, começará a funcionar a partir de 16 de novembro. A ferramenta permitirá que transações sejam feitas 24 horas por dia.