O banco digital brasileiro Nubank anunciou nesta terça-feira (3) o lançamento do seu cartão de crédito no México. O país agora é o segundo a receber o produto após o Brasil.
Em maio de 2019, a fintech anunciou que estava montando instalações na capital mexicana Cidade do México. O Nubank declarou em outubro do ano passado que estava preparando o lançamento do cartão de crédito no país.
Segundo o website de tecnologia, TechCrunch, o pedido para haver o cartão já acumula em montante de 30 mil consumidores mexicanos.
A fintech conhecida no Brasil como Nubank mudou seu nome para suas operações no México apenas para Nu. O negócio representa uma oportunidade para a empresa. O país tem 129 milhões de habitantes. No total, há 36 milhões de pessoas sem acesso ao sistema bancário e 18 milhões não possuem cartões de crédito.
O México é um país onde a economia é basicamente baseada em dinheiro. E metade da população de até 24 anos é digitalmente engajada, mas apenas 10% do mexicamos tem registro de cartão de crédito. A startup brasileira acredita que pode trazer um serviço financeiro transparente, humano e simples para o país.
A empresa seguirá o modelo de negócios empreendida no Brasil. O cartão de crédito só será conferido a cidadão que tenham documentos mexicanos no país. O produto inicial será oferecido sem anuidade e para pessoas maiores de 18 anos.
Além do México, o Nubank tem um núcleo localizado em Buenos Aires, na capital argentina, onde funcionam equipe de desenvolvimento e de tecnologia. A empresa também apresenta uma sede em Berlim, na Alemanha.
Modelos e resultados do Nubank em 2019
A expansão de serviços do banco é resultado do modelo de negócios feito para este ano. O Nubank recebeu sua maior rodada de captação, somando $400 milhões de dólares. Com os aportes financeiros, a fintech brasileira foi avaliada em 10,4 bilhões de dólares.
O Nubank registrou um prejuízo contábil líquido de R$ 312,7 milhões em 2019. Em 2018, a fintech obteve um resultado negativo de R$ 100,3 milhões.
Saiba mais: Nubank registra prejuízo líquido de R$ 312,7 milhões em 2019
De acordo com um comunicado publicado pela empresa, a perda reflete o ritmo de crescimento do banco. Isso porque, segundo a instituição financeira, os recursos levantados no ano passado foram utilizados para investir e aumentar o número de clientes.
A base de clientes do Nubank no Brasil aumentou 3,3 vezes em 2019 na comparação anual, para 19,7 milhões. “A média de 40 mil novos clientes por dia demonstra a escalabilidade da nossa infraestrutura, projetada desde o início para permitir uma excelência em produto e atendimento mesmo em larga escala”, informou o banco.