O Nubank tornou-se o mais novo parceiro da Federação Internacional de Futebol, a FIFA, e será um apoiador oficial da Copa do Mundo de 2022, que será sediada no Catar. Apesar do valor da transação não ter sido informado, a FIFA divulgou uma cifra de US$ 8 bilhões para cada apoiador regional.
O anúncio consta no site oficial da FIFA, onde a federação cita o Nubank como “uma das maiores instituições financeiras da América do Sul”.
Segundo o informe, o acordo com o Nubank cobre o mercado sul-americano e proporcionará ao gigante do banco digital uma “oportunidade única de interagir com o público da região”.
“Como todas as demais edições, a Copa do Mundo de 2022 será uma fantástica celebração do futebol. Estamos entusiasmados em trabalhar junto com Nubank para levar a alegria de um evento como este ao mercado sul-americano e unir os fãs na região”, disse o diretor comercial da Fifa, Nick Brown.
Com o contrato fechado, o banco assume uma das quatro cotas de apoiador regional da Copa de 2022, integrando o programa de FIFA de “Regional Supporter” – nova categoria de patrocínio criada para o mundial do Catar no ano que vem, anunciada em fevereiro.
Pelas regras do programa, as marcas apoiadoras poderão fazer ações de marketing localmente e terão visibilidade de um patrocinador durante o evento, com painéis de LED ao redor do campo em todos os 64 jogos da competição.
Além disso, o banco também pode desenvolver promoções relacionadas à copa, podendo levar clientes ao Catar.
A expectativa é que, com a parceria, o Nubank consiga ampliar a sua publicidade no mercado da América fora das fronteiras brasileiras.
Atualmente o banco digital brasileiro tem operações na Cidade do México, Buenos Aires e Bogotá – além das cidades de Berlim (Alemanha) e Durham (Estados Unidos).
“O crescimento do Nubank tem nos levado a buscar novas plataformas e canais de comunicação que nos permitam levar nossa mensagem para toda a região. Por isso optamos por fazer parte deste evento no qual temos a certeza de que podemos dar uma contribuição significativa, levando a Copa do Mundo da FIFA para as pessoas da América do Sul”, disse o Chief Marketing Officer (CMO) do Nubank, Arturo Núñez, em nota oficial.
O mundial do Catar está previsto para acontecer de 21 de novembro a 18 de dezembro do ano que vem.
Nos painéis da Copa, Nubank mira IPO de US$ 50 bi
Conforme noticiado no início deste mês de novembro, o Nubank já fez seu pedido de registro na Securities and Exchange Commission (SEC) para a realização da sua oferta pública inicial de ações (IPO, do inglês) e prevê uma estreia com valor de mercado de US$ 50 bilhões.
A cifra do valuation não só o deixaria mais ‘caro’ do que grandes bancos brasileiros da bolsa, como tornaria a fintech a maior instituição financeira da América Latina.
Visando a estreia na bolsa americana, o banco – que investe fortemente no contato direto com os clientes – anunciou o programa NuSócios, que distribuirá aos correntistas o que a companhia chama de “pedacinho” – um BDR que deve representar cerca de 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, líder do grupo Nubank.
Esse preço ainda será confirmado ao final do IPO e permitirá negociação de um percentual da ação do Nubank na Bolsa de Valores do Brasil, mas somente um ano da emissão inicial.
O programa do Nubank iniciou no dia 9 deste mês. A operação também prevê um ‘lockup’ dos papéis por 12 meses, contribuindo para a retenção de clientes da fintech.