Usuários de ao menos dois bancos – Nubank e Itaú (ITUB4) – reportaram no início da tarde desta segunda-feira (12) que o sistema de pagamento PIX está fora do ar.
O Nubank afirmou ao SUNO Notícias que tem ciência de que o PIX está apresentando problemas em sua plataforma. “Verificamos, hoje de manhã, que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transferências Pix. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível”, afirmou o banco em nota.
No Twitter, o banco digital responde uma série de usuários que relatam a adversidade no aplicativo.
Agradecemos pelo report, Ricardo. No momento as transferências na modalidade Pix apresentaram uma oscilação, e a nossa equipe já esta trabalhando para a solução. Enquanto isso, você pode fazer transferências via TED, tudo bem?
— Nubank (@nubank) April 12, 2021
O Itaú desligou a funcionalidade do PIX em seus aplicativos para iPhone e Android e também no internet banking, sua plataforma para computadores. O atalho para essas transferências, que fica comumente na tela principal do app, foi removida.
A opção do PIX continua presente na página de transações do aplicativo do Itaú. Ao clicar nela, porém, surge um aviso no aplicativo. “Voltamos logo, por favor tente novamente mais tarde, nesse momento o PIX está indisponível”, diz a frase na tela.
O Banco Itaú também se manifestou sobre os problemas com o PIX em sua rede social.
Olá. Sentimos muito pelo transtorno. Identificamos uma instabilidade momentânea para realização do Pix, mas já estamos atuando para normalização. Ficamos à disposição!
— Itaú (em 🏡) (@itau) April 12, 2021
Já em resposta a SUNO Notícias, o Itaú Unibanco afirmou que o serviço de transferências via Pix passou por problemas. “Durante esta manhã (12), apesar da instabilidade para realização do Pix no aplicativo do banco, o serviço continuou disponível por meio das centrais de atendimento”, afirmou.
No downtector, site que mede o número de reclamações sobre o funcionamento de um site ou aplicativo, o pico de reclamações, tanto do Nubank quanto do Itaú, foram por volta das 11h30. Às 14h, porém, o nível de relatos de queda dos dois continuam bem acima do normal.
BC diz que não há problema em seu sistema
Segundo o Banco Central, seus sistemas estão funcionando normalmente. “Os sistemas das instituições podem, individual e pontualmente, apresentar instabilidade temporária. Se uma instituição apresenta instabilidade, as outras não podem mandar Pix para ela, o que faz parecer um problema maior”, disse à instituição em resposta ao SUNO Notícias.
No meio da tarde, tanto o Itaú quanto o Nubank, afirmaram que os serviços já estavam normalizados.