O Nubank comprou a Olivia, startup de inteligência artificial que ajuda usuários a planejar gastos e economizar. O valor da operação não foi informado.
Segundo o comunicado do Nubank, o aplicativo auxilia as pessoas a gastarem melhor com base em seus hábitos financeiros. A startup também oferece uma plataforma de Open Finance que usa inteligência artificial para criar recomendações personalizadas. A Olivia foi criada em 2016 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2019.
A fintech irá integrar a plataforma e os serviços do aplicativo, além proporcionar capacidades estratégicas em ciência de dados com o time de tecnologia para criar e oferecer novos produtos.
“Com o talento do time da Olivia e a nossa infraestrutura escalável, conseguiremos levar aos clientes o que há de melhor em soluções personalizadas para suas necessidades”, disse o fundador e CEO do Nubank, David Vélez, por meio do comunicado.
Compra da Olivia é a 6ª do Nubank desde 2020
Essa foi a sexta aquisição do Nubank desde 2020. No ano passado, a fintech anunciou a aquisição da Easynvest, agora NuInvest; depois comprou a Cognitect e integrou no time da Plataformatec. Em 2021, o banco comprou a plataforma de atendimento Juntos e a Spin Pay, empresa de soluções de pagamento para o e-commerce.
O acordo ainda deve ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Mas a fintech informa que, até a aprovação, as empresas vão continuar operando como duas unidades independentes.
“Unir o Nubank, líder consolidado da primeira revolução, e a Olivia, líder emergente da segunda, foi um caminho natural. Mesmo com crescimento acelerado nos últimos dois anos e previsão de gerar caixa no início de 2022, não podíamos deixar passar a oportunidade de acelerar a visão da Olivia com a escala e os recursos do Nubank“, completou o CEO.