Nubank: clientes reclamam de sumiço de dinheiro e fintech acusa Caixa
Os clientes do Nubank relataram, na última terça-feira (7), que saldos oriundos do Auxílio Emergencial distribuídos pela Caixa Econômica Federal (CEF) haviam desaparecido das contas.
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De acordo com os relatos dos usuários do Nubank, pelas redes sociais, os valores do benefício foram retirados da conta após um ajuste feito pela fintech e o saldo disponível foi negativado. Em resposta aos clientes, o banco digital informou que “o erro ocorreu devido a uma falha no sistema da Caixa”.
GENTE!! PELO AMOR DE DEUS, #nubank sumiu com meu dinheiro hoje!
Tinha um saldo de R$518,20 e apareceu esse “Ajuste” que deixou minha conta zerada. pic.twitter.com/iOi5kJCAHF
— Pedrão (@opedromelloa) July 7, 2020
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Em nota enviada aos usuários, a fintech explicou que entre os dias 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank realizaram pagamento de boletos por meio da Caixa. O banco estatal alegou ao Nubank que haviam contas em que as quantias haviam sido creditadas a mais. Dessa forma, a empresa disse que decidiu agir com “boa-fé”, e aplicou uma correção imediata nos valores, o que fez com que clientes ficassem com saldo negativo.
“Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa-fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal”.
Por fim, a fintech lamentou o ocorrido e afirmou que vai retornar “imediatamente”os valores exatos aos seus usuários.
O dinheiro que saiu da minha conta nubank acabou de voltar nunca critiquei @nubank ksksksksk pic.twitter.com/goMJEi9L0J
— Thiago S (@LukeSolo06) July 8, 2020
“O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos do banco estatal”.
Procurada pelo SUNO Notícias, a Caixa disse não detectou falhas nos sistemas do banco referentes à plataforma de pagamento de auxílio emergencial. “Apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da Caixa”, disse a instituição em nota.