Ícone do site Suno Notícias

Nubank (NUBR33) perde e Cielo (CIEL3) ganha com nova taxa do BC para cartão

Ações do Nubank. Foto: Divulgação.

Nubank. Foto: Divulgação.

O limite imposto pelo Banco Central na taxa de intercambialidade (TIC) dos emissores de cartão de débito e pré-pago deve beneficiar empresas de maquininha, como a Cielo (CIEL3) e Stone (STOC31), e prejudicar fintechs, como o Nubank (NUBR33).

A medida foi justificada pela autoridade monetária como uma maneira de aumentar a eficiência nos pagamentos e encorajar o barateamento de instrumentos, desonerando o consumidor final.

O Banco Central estipulou um teto de 0,5% na TIC para os cartões de débito, enquanto os pré-pagos terão limite de 0,7%. A medida deve começar a valer a partir do dia 1º de abril de 2023.

Os cartões de débito tinham máximo de 0,8% (desde que a média das cobranças não ultrapassasse os 0,5%), enquanto os cartões pré-pago, cuja TIC média rondava os 1,2%, não tinham teto.

Uma estimativa do BBA considera um potencial de impacto positivo no lucro líquido de 2023 de 13% para a Cielo e 10% para a Stone.

Nubank e PagSeguro (PAGS34) ficam por baixo

Por outro lado, fintechs como o Nubank devem ser afetadas negativamente pela novidade, já que agora terão que colocar o novo limite de cobrança em seus cálculos.

“O Nubank é o único banco digital listado afetado pelo novo regulamento, com impacto negativo divulgado sobre a receita líquida de 3%”, diz o BBA.

A Pagseguro (PAGS34) também pode sofrer abalos com a nova regra, segundo o BTG Pactual.

A casa vê um impacto negativo na emissão de cartões ser contrabalanceado por vantagens na frente de maquininhas da Pagseguro, mas isso não impede que a empresa sofra com uma redução de até 10% no lucro antes dos impostos esperado para 2023, segundo as contas do BTG.

As ações do Nubank, PagSeguro, Stone e Cielo operavam em alta na B3 às 16h20 (de Brasília) desta terça-feira, respectivamente acumulando 0,74%, 3,37%, 3,35% e 1,74%. Na véspera, quando a mudança foi anunciada pelo Banco Central, as ações da PagSeguro chegaram a derreter 10%.

Sair da versão mobile