Nubank: base de cliente é maior, mas prejuízo vai a R$ 139 milhões

O Nubank apresentou seu resultado financeiro para os primeiros seis meses deste ano. A fintech viu sua base de clientes aumentar em 150% na comparação anual, considerando a NuConta e o cartão de crédito.

O faturamento do Nubank foi a R$ 1 bilhão, em comparação com o mesmo período de 2018, a alta foi de quase 100%, quando reportou R$ 503 milhões de faturamento. Em 2017, o faturamento do primeiro semestre foi de R$ 236,8 milhões, ou seja, o faturamento da companhia está quase dobrando ano após ano.

Todavia, o prejuízo da empresa também apresentou alta, chegando a R$ 139 milhões.

Nubank escolhe prospectar clientes e ‘não gerar lucro’

O base de clientes também apresenta um crescimento acentuado. O número chega a 50 mil novos usuários por dia. Após o anúncio da marca de 10 milhões de usuários em junho, agora já são mais de 12 milhões.

A startup também enfatiza a redução de 9% em sua provisão para créditos de liquidação duvidosa, montante reservado para cobrir a inadimplência de clientes devedores.

Gabriel Silva, diretor financeiro do Nubank, disse em comunicado que “em outras palavras, estamos crescendo muito, mas de forma consciente, sem aumentar nosso risco”.

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Entretanto, a empresa continua apresentando um resultado financeiro deficitário. Frente aos R$ 51 milhões de prejuízo dos primeiros 6 meses de 2018, no primeiro semestre deste ano foram R$ 139 milhões.

“Isso é consequência do crescimento, e é esperado; o lucro poderia chegar amanhã se decidíssemos que este é o momento, mas não é”, afirmou Silva.

Silva lembrou que a empresa continua gerando caixa desde 2017, sem utilizá-lo. Portanto, não “consome dinheiro para se manter”, o que, segundo ele, é um bom sinal. “Crescer de forma sustentável e, portanto, não gerar lucro nesse momento, é uma escolha do Nubank”, disse o diretor financeiro.

Foco no NPS da companhia

O executivo procura concentrar-se em outra métrica de seu resultado: o Net Promoter Score (NPS).

Esse é o meio para avaliar o grau de satisfação dos clientes. A empresa pergunta aos clientes: “de 0 a 10, qual é a probabilidade de vocês nos recomendar a um amigo?”. Os usuários, então, são divididos em três grupos:

  • Promotores (notas de 9 a 10)
  • Passivos (notas de 7 a 8)
  • Detratores (notas de 0 a 6)

O NPS traz o resultado da porcentagem de ‘promotores’ menos a porcentagem de ‘detratores’, portanto o número pode varia entre -100 e 100. A pontuação do Nubank é 86.

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Recentemente, a startup foi avaliada em US$ 10 bilhões, após mais uma rodada de investimentos. Desde 2013, US$ 820 milhões foram levantados por investidores e ela.

Na primeira metade deste ano, o Nubank liberou os cartões de débito a todos os clientes que estavam na fila. Também passou a testar o empréstimo pessoal, e abriu escritórios no México e na Argentina.

Jader Lazarini

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