Nesta segunda-feira (22) o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou um processo administrativo contra quatro bancos acusados de dificultarem o acesso ao débito automático aos clientes da Nubank. Os bancos acusados são o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.
As investigações tiveram início em março deste ano. O Nubank alegou ter sido discriminado.
O banco digital tentou fazer parceiras com os outros bancos para permitir que seus clientes pagassem o cartão por meio do débito automático. No entanto, tarifas foram cobradas por concorrentes para dificultar o serviço.
Em nota, o Cade afirmou que “a não disponibilização do produto para clientes do Nubank pode trazer prejuízos à plataforma, dificultando a manutenção ou a captação de novos clientes.”
Além disso, a Cade estava investigando a conduta dessas instituições em relação ao extrato intraday, modalidade de extrato bancário que identifica o depositante ou remetente de recursos para uma determinada conta corrente. Entretanto, concluiu-se que não há existência de prática anticompetitiva.
Com o inquérito aberto, os quatros bancos acusados serão notificados a se apresentarem com suas defesas. A Superintendência do Cade, dará um parecer, opinando se deverá haver condenação ou arquivamento. Logo após, o caso terá sua decisão final no julgamento pelo Tribunal Administrativo do Cade.
Nubank atinge 100% dos municípios brasileiros
O Nubank atingiu cobertura de 100% dos municípios. A informação foi divulgada na última quinta-feira (11) pela startup. Isso significa que o banco possui clientes em cada um dos 5.570 municípios do Brasil.
Saiba Mais: Nubank registra prejuízo de R$ 100 milhões em 2018
“Desde o início, nossos serviços foram criados para serem acessíveis, simples e transparentes”, explica a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira. “Ao marcar nossa presença em cada um dos municípios do Brasil, estamos fazendo a inclusão financeira de pessoas em locais onde muitas vezes não há outra opção.
No total, a empresa possui mais de seis milhões de usuários cadastrados. Desses, 73% são brasileiros com menos de 36 anos. A região que mais concentra clientes é o Sudeste, com 47% dos usuários do Banco. Já o Distrito Federal é o lugar com maior concentração, com 6,3%.
Nubank
O Nubank Mastercard Platinum é um cartão de crédito emitido pela administradora de cartões Nubank.
Essa startup foi criada em setembro de 2015. Ela não possui taxa de anuidade, nem tarifas e cobra apenas juros relacionados ao caso de atraso ou parcelamento da fatura. Dessa forma, todas as operações são feitas por um aplicativo no celular.
Saiba Mais: Nubank é eleito melhor banco do Brasil pela Forbes
No ano de 2016 a fila de espera para obter cartão somou 70 mil pessoas. Já em março deste ano, a Nubank chegou a quatro milhões de contas.