Nubank anuncia expansão para a Colômbia e investimento de US$ 150 mi
O Nubank anunciou nesta quarta-feira (30) que começou a atuar na Colômbia, onde nasceu um dos fundadores e CEO da fintech brasileira, David Vélez. A companhia também informou que deve investir US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 840 milhões) nos próximos oito anos com a finalidade de explorar o mercado colombiano.
O primeiro produto a ser oferecido pelo Nubank na Colômbia será o cartão de crédito, que operará sem tarifas, com gestão digital, assim como já ocorre no Brasil. O cartão deve estar disponível aos clientes colombianos nos próximos meses.
Desde janeiro deste ano, o banco fez três aquisições, entre elas a mais recente, da corretora Easynvest, registrando um crescimento acelerado no número de clientes, com 11 milhões até a metade de 2019 contra 30 milhões atualmente.
A fintech brasileira também atua no México, onde está desde o ano passado, e na Argentina, que por enquanto, não há nenhum produto no mercado, com a justificativa de aguardar uma melhora da crise econômica no país vizinho.
“Depois do sucesso que temos tido no Brasil e no México, estou orgulhoso de anunciar a chegada do Nubank ao meu país natal. Queremos levar para a Colômbia o jeito Nubank de reinventar os serviços financeiros e impactar positivamente milhões de colombianos”, declarou Vélez, em nota à imprensa.
Ao expandir para a Colômbia, país onde cinco grupos financeiros dominam 80% do mercado, o Nubank espera encontrar um terreno fértil para oferecer soluções financeiras, informou o CEO.
De acordo com o levantamento feito pela fintech, aproximadamente 26% dos colombianos adultos tem pelo menos um cartão de crédito, contra mais de 50% no Brasil. Além disso, entre 70% e 85% das transações são realizadas em dinheiro e o volume de depósitos feitos em bancos representa 22% do PIB, um terço da proporção brasileira, de 63%.
“Ainda é muito baixa tanta a penetração do cartão de crédito no país como o número de colombianos que têm dinheiro poupado nos bancos. Se avaliarmos que mais da metade da população tem um smartphone e cerca de 70% dos domicílios têm acesso à internet, vemos que a oportunidade de inclusão financeira e bancarização é enorme”, explica Catalina Bretón, designada ao cargo de gerente geral do Nu Colômbia.
Os investimentos previstos para o mercado colombiano incluem a criação de um centro de engenharia, de design e de dados em Bogotá. A operação foi batizada de Nu Colômbia, seguindo o padrão adotado também no mercado mexicano, onde a fintech se apresenta como Nu México.
Nubank anuncia aquisição da corretora Easynvest
O Nubank fechou a aquisição da corretora Easynvest. O acordo foi assinado no dia 11 de setembro e dá início à entrada da maior fintech do Brasil no mercado de investimentos. Os valores da transação não foram divulgados.
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O negócio será concluído através do pagamento em dinheiro, e, sobretudo, trocas de ações. Os investidores da corretora irão receber papéis do Nubank. A Advent, norte-americana de private equity que detém uma participação majoritária na Easynvest, com 60% de todo o capital, dará início aos recebimentos.
Com informações do Estadão Conteúdo.