A nova plataforma de streaming da Disney (DISB34), Venu Sports, foi bloqueada por Margaret Garnett, uma juíza distrital dos Estados Unidos.
O streaming da Disney tem foco em esportes e tem também como ‘donos’ a Warner Bros. Discovery e Fox.
Essa gama de gigantes de mídia sendo sócias foi justamente o que motivou a decisão judicial que bloqueou o streaming, já que a juíza alegou que o serviço “reduziria substancialmente a concorrência e restringiria o comércio”.
A decisão judicial foi uma resposta ao pedido da Fubo, que entrou nos tribunais em meados de fevereiro visando o bloqueio da Venu Sports.
A Fubo acusou a Disney e as demais companhias de causar danos à sua operação de TV por assinatura.
Com isso, a juíza concedeu uma liminar na sexta (16), após ouvir depoimentos de diversos executivos do segmento de mídia.
A decisão judicial chega em um momento relativamente importante para o streaming de esportes, já que faltam poucas semanas para o início da temporada da NFL.
“A decisão é uma vitória não apenas para a Fubo, mas também para os consumidores. Esta decisão ajudará a garantir que eles tenham acesso a um mercado mais competitivo com várias opções de streaming de esportes”, disse o CEO da Fubo, David Gandler, em comunicado à imprensa.
O que disse a juíza que bloqueou o streaming da Disney
Margaret Garnett, que julga o caso, apontou que, juntas Disney, Fox e Warner Bros. Discovery controlam aproximadamente 54% de todos os direitos esportivos dos EUA – o que tornaria a prática anticompetitiva.
Além disso, a juíza distrital destacou que as três gigantes de mídia possuem pelo menos 60% de todos os direitos esportivos transmitidos em território americano.
“Isso significa que, sozinhas, Disney, Fox e Warner Bros. Discovery são participantes significativas no licenciamento de esportes ao vivo, que de outra forma competem entre si para garantir direitos de transmissão de esportes e para atrair espectadores para sua programação de esportes ao vivo. Porém, juntas elas são dominantes”, disse Garnett.
Notícias Relacionadas