O novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, teve como uma de suas primeiras ações a troca no comando de quatro das sete diretorias da estatal. Ele assumiu o comando na última segunda (7).
Boa parte dos diretores que deixam a Petrobras foi indicada em 2015 por Dilma Rousseff. À época, a petrolífera era presidida por Aldemir Bendine.
A ação vai ao encontro do que sinalizou o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz. Ele exonerou nesta terça (8) 18 pessoas de sua pasta num aparente movimento de “despetização”, assim como havia feito o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni. Santos Cruz, no entanto, nega o caráter ideológico de sua medida.
“O critério é a capacitação profissional. Eu acho que uma pessoa que é um ativista de um partido como o PT é até uma obrigação moral dela pegar e se afastar daquela administração”, declarou Santos Cruz.
Saiba mais: Santos Cruz demite 18 servidores, mas nega ‘despetização’ do ministério
Confira as trocas na Petrobras:
- Diretoria de Exploração e Produção: sai Solange Guedes; entra Carlos Alberto Pereira de Oliveira
- Diretoria de Refino e Gás Natural: sai Jorge Celestino Ramos; entra Anelise Quintão Lara
- Diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão: sai Nelson Silva; entra Lauro Costa
- Diretoria executiva de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia: sai Hugo Repsold Júnior; entra Rumidar Andreis Lorenzatto