Ícone do site Suno Notícias

Por que o mercado gostou tanto do novo CEO da Vale (VALE3)?

Vale (VALE3). Foto: iStock.

Vale (VALE3). Foto: iStock.

Na noite da última segunda-feira (26), a Vale (VALE3) anunciou Gustavo Pimenta como sucessor de Eduardo Bartolomeo no cargo de CEO da empresa, e a notícia fez os papéis da mineradora dispararem. Mas por que o mercado gostou tanto do anúncio? Entenda a seguir, com o Decodificador de Investimentos da Status Invest Assessoria.

Segundo a mineradora, Gustavo Pimenta foi eleito pelo conselho de administração de forma unânime, “ao fim de rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional”.

Pimenta é atual vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da empresa. Agora, o executivo deve aguardar até o dia 1° de janeiro de 2025 para tomar posse, visto que o contrato de Eduardo Bartolomeo, atual CEO da Vale, se encerra em 31 de dezembro deste ano.

Um dia depois do anúncio, na terça-feira (28), as ações da Vale dispararam e fecharam em alta de 3,01%, a R$ 59,80, refletindo o bom humor dos investidores em relação à decisão.

Decodificador de investimentos

Você deve estar se perguntando por que isso é importante. Confira a seguir a explicação de André Kalim, assessor na Status Invest Assessoria de Investimentos.

A escolha do novo presidente da Vale é um assunto que chamou atenção dos investidores nos últimos meses. Além de ser uma das ações mais negociadas da bolsa brasileira, as especulações envolvendo possíveis nomes para assumir o cargo também movimentaram o mercado.

Muito além das pressões feitas por acionistas, a relação da Vale com o governo também apareceu nas entrelinhas deste processo. Apesar de ser uma empresa privada e uma corporation – empresa com controle diluído – a mineradora tem como seu maior acionista individual a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), por quem o governo exerce pressão.

Em março, José Luciano Duarte Penido, que renunciou ao cargo de membro do conselho de administração da mineradora, chegou a declarar que o processo de sucessão do presidente-executivo da empresa foi conduzido de maneira manipulada, com “interferência política”.

Quer entender sobre todas as tendências que podem impactar a sua carteira? Então clique aqui para entrar em contato com os profissionais da Status Invest Assessoria de Investimentos.

Vale lembrar, inclusive, que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a ser ventilado no cargo de presidente da mineradora no início deste ano, o que desagradou e muito o mercado.

Em meio a este contexto, a escolha de Pimenta vem para acalmar as tensões dos investidores, visto que o novo CEO é um executivo que já estava na companhia. Dessa forma, a expectativa é de que a estratégia e as diretrizes da atual gestão sejam mantidas.

Além disso, espera-se que Pimenta seja uma figura chave para avançar em negociações que podem destravar valor para a Vale, a exemplo do acordo sobre Mariana e a renovação das concessões ferroviárias.

Entenda como investir nesse cenário

Quer saber se esse é um bom momento para investir na Vale (VALE3)? 

Então, o que você acha de ter dicas personalizadas para entender os movimentos do mercado e impulsionar seus investimentos? 

Aqui, na Status Assessoria de Investimentos, nossa missão é montar uma carteira que te ajude a ir em busca de todos os seus sonhos e objetivos financeiros.

Gostou da ideia? Então clique aqui para falar conosco e vamos juntos aproveitar as oportunidades que a Vale e a Bolsa de valores reservam!

Sair da versão mobile