No último dia do mês de setembro de 2018, foi firmado um novo acordo econômico envolvendo Estados Unidos, México e Canadá. As pendências finais foram definidas entre EUA e Canadá.
A ideia do novo acordo econômico é atender a demandas atuais, além de estruturar fórmulas que favoreçam a população da região como um todo.
“Hoje, Canadá e Estados Unidos fecharam um acordo, junto com México, para um novo e modernizado acordo comercial para o século XXI: o acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA)”, foi o comunicado realizado por Robert Lighthizer, representante de comércio dos EUA, e Chrystia Freeland, ministra de exteriores do Canadá.
Outro argumento que está no texto do comunicado é o de que:
“O USMCA dará aos trabalhadores, fazendeiros e comerciantes um acordo comercial de alta qualidade que resultará em mercados mais livres, comércio mais seguro e crescimento econômico mais robusto em nossa região”.
O novo acordo vem como uma tentativa de reformular a ideia inicial do Nafta.
Tratado de livre comércio existente desde 1994 e que move 1 trilhão de dólares, mas que desde a chegada de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos sofria severas críticas, chegando a ser colocado como um “desastre” pelo presidente estadunidense.
Desde o final de agosto deste ano, EUA e México já haviam assinado o novo acordo econômico. Canadá se juntou aos dois países no último dia de setembro, após negociações com os Estados Unidos.
Notícias Relacionadas