Foi anunciado hoje, sexta-feira (5), quem são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2018, uma das maiores honrarias existentes. Os homenageados foram o médico Denis Mukwege e a ativista Nadia Murad.
A premiação do Nobel da Paz deste ano ficou marcada por ser concedida a pessoas que lutam pela causa das mulheres e são ativistas na batalha contra violência sexual.
Nadia Murad, 25 anos, é da etnia yazidis, comunidade perseguida pelo Estado Islâmico. Nadia foi escrava sexual do grupo terrorista por três meses.
Após conseguir se libertar, em 2014, a ativista dedicou seu tempo para denunciar o tráfico de humanos e lutar pela libertação de seu povo.
Estimasse que o grupo étnico-religioso yazidis seja composto por aproximadamente 400 mil pessoas.
O outro vencedor do Nobel da Paz de 2018 foi Denis Mukwege, 63 anos. Conhecido como “doutor milagre”, o ginecologista passou parte de sua vida ajudando vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo, África.
Mukwege e sua equipe já trataram mais de 30 mil vítimas desse tipo de ataque. O médico também é conhecido por seu um defensor da causa das mulheres.
A premiação acontecerá no dia 10 de dezembro, na cidade de Oslo, Noruega. Os vencedores receberão também 1 milhão de dólares.
O vencedor do Nobel da Paz de 2017 foi o Ican, órgão que atua para a abolição das armas nucleares.
Notícias Relacionadas