A Nintendo divulgou nesta quinta-feira (6) seu balanço referente ao segundo trimestre de 2020. Nesse período marcado pela pandemia do coronavírus (covid-19), a empresa foi capaz de registrar seus melhores resultados trimestrais em 12 anos.
O lucro líquido entre abril e junho, normalmente um período tranquilo para o setor que depende de vendas relacionadas a presentes de fim de ano, aumentou mais de seis vezes em relação ao ano anterior, para ¥ 106 bilhões (cerca de R$ 5,37 bilhões). Esse foi o melhor número registrado em um segundo trimestre desde 2008, quando o Nintendo Wii estava no auge de sua popularidade.
A empresa indicou que grande parte do sucesso se deve ao fato de ter vendido 10,6 milhões de cópias de seu jogo “Animal Crossing: New Horizons” no último trimestre, levando as vendas totais de software para mais do que o dobro, em comparação com 2019. As vendas do seu console “Switch” quase triplicaram, para 5,7 milhões de unidades.
Os jogadores ao redor do mundo, presos em caso devido às medidas de “lockdown“, encontraram um novo hobbie ao jogar “Animal Crossing”. No jogo, os jogadores assumem o papel de um personagem que vive em uma ilha deserta, pescando, plantando árvores e criando itens para passar o tempo. O continente americano representou quase 40% das vendas da Nintendo no trimestre.
“As pessoas parecem estar procurando algum tipo de fuga da realidade. Todo o negócio de entretenimento doméstico foi bem neste trimestre ”, disse um porta-voz da Nintendo.
A procura foi tanta e tão inesperada pela empresa que a Nintendo teve dificuldade em fornecer seus produtos em fevereiro, principalmente nos EUA e no Japão. No entanto, a produção voltou aos trilhos a partir de maio e a empresa indicou que as exportações devem aumentar a partir de agora.
Apesar de seu trimestre forte, a Nintendo manteve previsões conservadoras para todo o ano fiscal encerrado em março. Ela previu que as vendas cairiam 8,3% em relação ao ano anterior, para ¥ 1,2 trilhão, enquanto o lucro líquido deveria cair 23%, para ¥ 200 bilhões.
Veja Também: Sony e Microsoft iniciam mais uma temporada da guerra dos consoles
Além disso, a competição pela atenção dos jogadores de videogame deve esquentar no final do ano, quando a Sony apresentar seu PlayStation 5 e a Microsoft lançar o Xbox Series X. Isso impõe um novo desafio para a Nintendo.