Nike lidera ranking de marcas esportivas mais valiosas do mundo; confira o top 10

O esporte é um grande aliado de emissoras de TV e patrocinadoras de campeonatos, atletas e clubes, mas uma das coisas que mais ganham com o meio são as marcas esportivas. A Nike é a mais valiosa do setor, em termos de valor de mercado, seguida pela rede de televisão internacional ESPN e a Adidas.

Entre 2018 e 2019, o valor das ações da Nike foi duas vezes maior do que o da Adidas e quatro vezes maior do que o da Under Armour. Considerando todas as marcas, a Nike representa 38% do mercado de calçados esportivos.

A maior fabricante de artigos esportivos do mundo tem um valor de US$ 36,8 bilhões (aproximadamente R$ 164 bilhões), de acordo com o ranking da revista Forbes.

A Forbes considera diversos fatores para criar o ranking de valores de marca, como:

  • vendas
  • comunicação
  • resultados financeiros

A Nike, famosa pelo símbolo “swoosh”, ou o ‘guarda-chuva deitado’, tem um espaço ainda maior para crescer, já que renovou com a National Football League (NFL), liga de futebol americano mais famosa do planeta. A Nike renovou com a liga até 2028.

1- Nike

A gigante do setor não domina apenas os esportes americanos. A Nike é uma das protagonistas no futebol europeu, patrocinando diversos clubes das ligas  mais famosas como:

  • Bundesliga (Alemanha)
  • La Liga (Espanha)
  • Premier League (Inglaterra)
  • Série A (Itália)
  • Ligue 1 (França)

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A empresa também patrocina alguns dos mais importantes jogadores do mundo. Na Copa do Mundo de 2018, a Nike patrocinou 132 dos 200 jogadores colocados pela Forbes como os mais ‘influentes’ do cenário do futebol de alto nível.

2 – ESPN

Após a Nike, temos, no ranking da Forbes, a ESPN. Mesmo não sendo uma marca de roupas, a rede norte-americana de esportes tem valor de mercado estimado em US$ 13,1 bilhões. A empresa registrou um crescimento de 40% nos últimos quatro anos em sua receita de assinatura de programas a cabo.

Fundada em 1979 por Bill Rasmussen, a ESPN é uma das redes de esporte mais bem sucedidas do mundo. A empresa, porém, começou a expandir entre os anos 1990 e 2000.

3 – Adidas

A terceira colocada do pódio das marcas esportivas mais valiosas, com valor de US$ 11,2 bilhões, um terço da Nike, é a Adidas. A empresa, famosa pelas três listras, está perdendo cada vez mais o seu espaço no que se refere ao monopólio no mundo do futebol. Mesmo assim, a companhia possui diversas parcerias fortes, como o rico acordo de mais de US$ 900 milhões com o Bayern de Munique.

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Em 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, um evento de 26 bilhões de espectadores, a empresa patrocinou 200 atletas e 12 seleções nacionais. A Adidas possui um forte marketing. A empresa contou recentemente com uma parceira realizada em conjunto com a estrela do mundo artístico, Beyoncè, para o lançamento de uma linha exclusiva de roupas e calçados.

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A Adidas começou com uma marca especialmente focada na performance dos atletas, em 1949. “Os anos 80 foram marcados pela inovação. Os esportes influenciaram a cultura, a música influenciou a moda e a tecnologia evoluiu. A Adidas deu passos importantes e ajudou atletas de todos os tipos”, destaca a empresa em seu site.

4 – Gatorade

O Gatorade está no quarto lugar do ranking da Forbes com US $ 6,7 bilhões de valor. A empresa atinge 77% do mercado de bebidas energéticas, deixando seu primeiro rival, o Powerade, com cerca de 15%.

A empresa surgiu em 1965 e foi criada por quatro médicos pesquisadores da Universidade da Flórida: Robert Cade, Dana Shires, Harry James Free e Alejandro de Quesada. Os produtos da companhia são vendidos em 60 países do mundo. Hoje em dia, no Brasil, a empresa patrocina clubes de futebol, além de ser líder em seu mercado de isotônicos.

5 – Sky Sports

Na quinta posição, está a rede britânica Sky Sports, com valor de US$ 4,4 bilhões, que caiu uma posição em relação ao ranking de 2018. O aumento nas classificações de audiência da Premier League, transmitida pela Sky Sports, cresceu 12% e não deixou o valor da companhia cair tanto no ranking.

6 – Puma

A fabricante de roupas e calçados esportivos Puma está em sexto lugar, com um valor de marca de US$ 4 bilhões. A Puma apresentou um grande crescimento nos últimos anos. Isso se deve muito ao fato de uma parceria com a estrela internacional da música, Rihanna, e o patrocínio ao rei das pistas de atletismo, a imagem mais poderosa da marca, Usain Bolt, um dos esportistas mais influentes do planeta. Mesmo tendo saído do top 10 dos esportistas que valem mais no mercado por conta do fim de sua carreira de velocista, Bolt ainda é uma das figuras que mais agregam valor a Puma.

7 – Under Armour

A Under Armour, em sétimo lugar, com valor de US $ 3,5 bilhões, mostra a força das marcas de roupas e calçados no esporte. Mesmo com uma queda registrada em seu lucros dos últimos dois anos a receita operacional, a marca ainda está entre as protagonistas do mundo esportivo. A companhia patrocina ídolos do esporte, como o jogador de Basquete Stephen Curry, estrela do Golden State Warriors (da NBA) e o jogador mais valioso da liga norte-americana de basquete por duas vezes. O valor das ações da Under Armour caiu 36% desde 2016.

8 – UFC

A oitava posição ficou com o UFC (Ultimate Fighter Championship), que tem US $ 2,4 bilhões em valor de mercado. A liga de artes marciais de Las Vegas, que possui grande audiência e uma parceria com a Disney de 7 anos para transmissão de eventos, se tornou forte no mercado com personalidades da mídia como Conor Mc-Gregor. No Brasil, a marca ficou famosa graças a lutadores como: Vitor Belfort, Anderson Silva, Minotauro e José Aldo.

9 – Yes

No 9º lugar da lista da Forbes, está o canal esportivo Yes, pouco popular no Brasil, mas que despertou o interesse da Amazon e tem US$ 1,5 bilhão em valor de mercado.

10 – Reebok

A Reebok, valendo US$ 800 milhões, que teve queda nos números dos últimos anos, mas recentemente voltou a lucrar, fecha a lista das dez marcas mais valiosas do universo esportivo. Vale destacar que, no Brasil, recentemente, a Nike, primeira colocada do Ranking da Forbes, vendeu suas operações para a loja de artigos esportivos Centauro.

Juliano Passaro

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