Netshoes tem alta de 16% em Nova York após nova proposta da Centauro

As ações da Netshoes abriram com alta de 16% nesta quarta-feira (29) na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse). Assim, o papéis são negociados a US$ 3,53. Isso ocorre depois que a Centauro apresentou uma nova proposta de compra da varejista online. O site de vendas é alvo de uma acirrada disputa entre a rede de lojas e a varejista Magazine Luiza.

A Centauro apresenta alta de 0,95% na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), enquanto o Magazine Luiza sobe 0,89%. O grupo SBF ofereceu, na noite de terça-feira (28), US$ 3,50 por ação da Netshoes. Assim, no total, o valor da compra seria de US$ 108,7 milhões. Com isso, a empresa já acumula quatro ofertas recebidas em apenas um mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/5167ddc2-ebook-investir-no-exterior.png

A primeira foi feita pelo Magazine Luiza, a segunda pela Centauro. Em seguida, o Magalu reagiu e aumentou a oferta. Por sua vez, a rede de lojas fez a mesma coisa. Confira as propostas:

  • Magazine Luiza: US$ 62 milhões em 29 de abril;
  • Centauro: US$ 87 milhões em 23 de maio;
  • Magazine Luiza: US$ 93 milhões em 26 de maio;
  • Centauro: US$ 109 milhões em 28 de maio.

Disputa pela Netshoes

A disputa entre as duas varejistas pela Netshoes teve início com a primeira oferta recebida pela empresa. Isso ocorreu no dia 29 de abril, quando o Magazine Luiza apresentou uma proposta de US$ 2 por ação, ou seja, US$ 62 milhões. As duas companhias chegaram a fechar um acordo de aquisição, que já foi até mesmo aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Saiba Mais: Magazine Luiza diz que proposta da Centauro à Netshoes foi oportunista

Contudo, o termo ainda precisa ser aprovado pelos acionistas. Dessa forma, foi marcada uma assembleia para a próxima quinta-feira (30), na qual a decisão será tomada. As duas empresas já haviam informado que a operação já tinha o apoio de 47% dos acionistas.

Entretanto, no dia 23 de maio, a Centauro entrou na disputa ao oferecer uma proposta de US$ 2,80 por ação. Assim, o total da oferta pela Netshoes era de US$ 87 milhões. Com isso, o conselho de administração da varejista de artigos esportivos ficou obrigado a analisar a proposta, que foi apresentada dentro do prazo limite, dia 30 de maio.

Saiba Mais: Magazine Luiza diz que Cade aprovou compra da Netshoes; Centauro faz oferta

Logo após, o conselho divulgou um comunicado afirmando que iriam analisar a nova oferta. Entretanto, a recomendação continuou a ser aceitar o oferecido pelo Magalu.

Diante disso, no último domingo (26), o Magazine Luiza reagiu e aumentou sua proposta. Os novos valores foram de US$ 3 por ação, ou US$ 93 milhões. A empresa também ressaltou que a proposta da Centauro foi “oportunista”.

A declaração foi feita através de uma carta que o presidente do Magalu enviou à Netshoes. Nela, Frederico Trajano também destacou que o acordo com o site de vendas já estava aprovado pelo Cade, o que facilitaria a transação.

Saiba Mais: Netshoes tem alta de 40% enquanto é disputada por Centauro e Magazine Luiza

Quem dá mais?

Em seguida, na terça-feira (28), a Centauro lançou a tréplica com a nova oferta ultrapassando os US$ 100 milhões. Na quinta, os acionistas da Netshoes decidirão, em assembleia, o que fazer sobre a disputa pelo site.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-9.png

A estimativa é de que a Netshoes precise de R$ 150 milhões para colocar em ordem seu capital de giro. Além disso, o conselho alertou os acionistas de que o negócio com a Centauro pode causar problemas com o Cade. Isso porque o market share das duas juntas ultrapassa 50% no varejo online do setor de esportivos. Desse modo, a transação poderia colocar as operações da Netshoes em risco.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno