A Netflix (NFLX34) terá um plano mais barato do que o catálogo atual que irá exibir anúncios aos assinantes da plataforma de streaming. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (13).
Segundo a plataforma, a serão doze países afetados pela mudança, agora tendo planos com anúncios na Netflix.
A mudança vem em meio a uma tentativa da Netflix de gerar mais receita – tanto com a publicidade quanto com o produto de ticket mais baixo.
No Brasil, o plano mais básico da Netflix custa R$ 25,90. O padrão custa R$ 39,90 e o premium custa R$ 55,90.
O número de assinantes da Netflix, conforme reportado pelos resultados trimestrais, tem estagnado nos últimos meses – pondo o domínio da companhia em xeque no mercado de streaming e ocasionando recuos intensos nas ações.
No acumulado de 2022, os papéis da empresa caem 61% na Nasdaq.
Outros concorrentes do segmento digital já utilizam anúncios, como o Amazon Prime Video – que só exibe anúncios das suas próprias produções – e o YouTube, que é conhecido por monetizar com publicidade há anos.
Além dessa mudança, que já era prevista pela plataforma para o ano de 2022, é possível que alguns países tenham cobrança por compartilhamento de senha da Netflix.
Além do Brasil outros países afetados serão:
- Alemanha
- Austrália
- Canadá
- Coreia do Sul
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
No México e no Canadá o plano com publicidade passa valer já no dia 1º de novembro.
Veja como será o novo plano da Netflix
Conforme divulgado pela plataforma, a qualidade do vídeo do plano básico com anúncios será de 720p/HD e a plataforma terá de quatro a cinco minutos de anúncios por hora.
Esses anúncios, além do início da série ou filme, também poderão ser exibidos no meio da exibição. Serão anúncios de 15 a 30 segundos no total.
Contudo, a plataforma de streaming de filmes e séries destaca que anúncios de política, fraudulentos, ou sobre armas e drogas, ficarão de fora.
Além disso, os anunciantes podem escolher quais filmes eles não irão querer ter sua publicidade exposta – evitando títulos com conteúdo de muita violência e nudez, por exemplo.
Alguns títulos ficarão ainda sem anúncios por questões de licenciamento, mas a Netflix já trabalha nisso.