A Netflix (NFLX34) divulgou nesta quinta (20) seus resultados obtidos no quarto trimestre de 2021. Segundo o balanço da companhia, o número de novos assinantes chegou a 8,28 milhões, valor acima das projeções do mercado, que esperava algo em torno de 8,19 milhões, de acordo com levantamento da StreetAccount. Mas os números do balanço não animaram o mercado.
A empresa quase dobrou o número de assinantes entre este trimestre e o anterior. No terceiro trimestre, o número de novos assinantes foi de 4,4 milhões. Com isso, a Netflix possui agora 222 milhões de assinantes ao redor do globo.
Mesmo com esses números, as ações da Netflix despencaram 11% no after market. Comparado ao mesmo período em 2020, o resultado foi menor. Além disso, a companhia estima conseguir 2,5 milhões de novos assinantes no primeiro trimestre deste ano, sendo que no mesmo período em 2021 reuniu 3,98 milhões.
A Netflix registrou lucro líquido de US$ 607,429 milhões no quarto trimestre de 2021, uma alta de 12% em relação a igual período do ano anterior. O lucro diluído por ação foi de US$ 1,33, acima da previsão de US$ 0,83 feita por analistas do FactSet.
Já a receita da companhia aumentou 16% em relação ao mesmo trimestre de 2020, a US$ 7,7 bilhões. Para 2021 como um todo, a Netflix informou receita de US$ 30 bilhões, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.
A plataforma de streaming já previa o grande salto no número de assinantes no final de 2021, quando a empresa lançou novas séries e filmes que foram adiados para a segunda metade do ano. Grandes sucessos de publico e crítica foram lançados no segundo semestre, com “Round Six”, “Não olhe para cima” e “Red Notice”.
Netflix sente a pressão da concorrência
A empresa reconhece que o aumento da concorrência de outras plataformas foi um dos motivos da desaceleração, embora no passado tenha ignorado o movimento crescente de streaming e dito que empresas como Apple e Disney (DISB34) não impactariam tanto o crescimento.
A Netflix optou por não olhar para o iminente impacto da concorrência e isso parece ter lhe custado caro, apesar de a companhia ainda garantir resultados positivos e dominância no mercado. Das 10 séries mais buscada no Google (GOGL34), 6 são da Netflix. Já para longa metragens, a companhia ainda não conseguiu alcançar a Disney, que conta com os filmes de super-heróis da Marvel.
“Os consumidores sempre tiveram muitas opções quando se trata de entretenimento – uma competição que só se intensificou nos últimos 24 meses, à medida que empresas de entretenimento de todo o mundo desenvolvem sua própria oferta de streaming”, disse a Netflix. “Embora essa competição adicional possa estar afetando nosso crescimento marginal, continuamos a crescer em todos os países e regiões em que essas novas alternativas de streaming foram lançadas.”
(Com informações da Agência Estado)