A Netflix (NFLX34) nomeou a Microsoft (MSFT34) como sua parceira em um serviço suportado por anúncios, anunciaram as empresas nesta quarta-feira (13). As informações são do portal CNBC.
“A Microsoft tem capacidade comprovada de atender a todas as nossas necessidades, à medida que, juntos, construímos uma nova oferta com suporte para anúncios. Mais importante, a Microsoft ofereceu a flexibilidade para inovar ao longo do tempo tanto do lado da tecnologia quanto do lado das vendas, bem como portes proteções de privacidade para nossos membros”, disse Greg Peters, COO da Netflix.
O novo plano de assinatura contará com anúncios e será mais barato para os consumidores, diz a Netflix. Em comunicado, a Netflix afirmou que a Microsoft provou sua habilidade em apoiar suas necessidades de anúncios e ofereceu flexibilidade para inovação ao longo do tempo, tanto em questões tecnológicas quanto de vendas. A companhia destacou a forte proteção de privacidade para os assinantes.
Resistências deixadas de lado
A plataforma de streaming tem lutado para reter e adicionar assinantes. Em abril, anunciou que planejava o lançamento de um produto suportado por anúncios, após anos resistindo ao movimento.
O co-CEO Reed Hastings é um dos que se opõem à adição de comerciais ou outras promoções à plataforma, mas disse, em teleconferência de divulgação de resultados da empresa, que faria sentido oferecer aos clientes uma opção mais barata.
Impacto no modelo de negócio
Em um esforço para atrair mais assinantes, a Netflix aumentou seus gastos com conteúdo, principalmente originais como a série de sucesso “Stranger Things” — e, para pagar por isso, acabou aumentando o preço de suas assinaturas.
A empresa disse que as mudanças de preço, por mais que estejam ajudando a aumentar a receita, foram parcialmente responsáveis pela perda de 600 mil assinantes nos EUA e Canadá no último trimestre.
Durante os últimos meses, a empresa promoveu reuniões com outros potenciais parceiros, como Google (GOGL34), dono do YouTube, e Comcast (CMCS34), proprietária do Peacock e da NBCUniversal, visando lançar o plano antes do final de 2022.
A Microsoft saiu na frente das concorrentes por não operar um serviço de streaming que possa concorrer com a Netflix.
O COO da Netflix disse que os esforços publicitários da companhia ainda estão “nos primeiros dias” e com “muito a se trabalhar”.
A Netflix deve divulgar seus resultados trimestrais na próxima terça-feira (19), tendo avisado, em outra ocasião, que poderia perder cerca de 2 milhões de assinantes no período.
No ano, as ações da Netflix já caíram mais de 70%.
O que o outro lado ganha com isso?
Para a Microsoft, o novo negócio poderá ser positivo para a divisão de publicidade, que atualmente contribui com cerca de 6% da receita total da empresa de software.
O mecanismo de pesquisa Bing, do qual a empresa obtém receita exibindo anúncios, não é tão popular quando o Google, da Alphabet. Em 2015, a Microsoft saiu do mercado de anúncios gráficos quando a Aol assumiu esta função.
Em comunicado, a Netflix afirmou que a Microsoft provou sua habilidade em apoiar suas necessidades de anúncios e ofereceu flexibilidade para inovação ao longo do tempo, tanto em questões tecnológicas quanto de vendas. A companhia destacou a forte proteção de privacidade para os assinantes.
“É muito cedo e temos muito o que trabalhar. Mas nosso objetivo de longo prazo é claro. Mais opções para os consumidores e uma experiência de marca de TV premium e melhor do que linear para os anunciantes”, disse Peters, o COO da Netflix, em nota. “Estamos empolgados em trabalhar com a Microsoft enquanto damos vida a esse novo serviço.”
A Microsoft também celebrou a parceria com a Netflix em seu site.
As ações da Netflix fecharam em alta de 1,21%, impulsionadas pela notícia, enquanto as da Microsoft recuavam 0,37%.
(Com informações do Estadão Conteúdo)
Notícias Relacionadas