Netflix cria fundo de auxílio emergencial a impactados pelo coronavírus

A Netflix (NASDAQ: NFLX) anunciou, nesta terça-feira (14), que, em parceria com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), criou um fundo de auxílio emergencial a trabalhadores impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O objetivo da Netflix e do ICAB é ajudar cerca de 5 mil trabalhadores e freelancers da comunidade criativa brasileira, com um único pagamento do valor de um salário mínimo, de R$ 1.045. Ao todo, o fundo distribuirá R$ 5,22 milhões.

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Estão aptos a solicitar o benefício profissionais como produtores, assistentes, coordenadores, operadores e técnicos, os mais atingidos com a interrupção da produção audiovisual no Brasil.

Contribuintes com os mais diversos departamentos de produção como câmera, áudio, arte, maquiagem, cenografia, logística e figurino, que recebem, majoritariamente, por semana ou trabalham sem contratos garantidos, estão dentre os beneficiários do programa.

Segundo a plataforma de streaming, as doações fazem parte do fundo de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 509 milhões) anunciado no dia 20 de março para auxiliar com trabalhadores prejudicados pela pandemia em vários países. E o Brasil, segundo a companhia, “é onde a Netflix tem uma grande base de produção”.

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“A comunidade criativa brasileira sempre recebeu muito bem a Netflix e agora queremos fazer nossa parte para ajudar quem precisa de apoio neste momento sem precedentes que vivemos”, afirmou Francisco Ramos, vice presidente de produções para América Latina da Netflix, no comunicado desta terça-feira.

A partir de 28 de abril, os interessados podem se inscrever através de um formulário online na página oficial do ICAB. Uma equipe, composta por membros do instituto, da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e da Netflix, vai revisar cada inscrição e estabelecer quem poderá receber o auxílio em até 10 dias.

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O diretor-executivo do ICAB, Mauro Garcia, disse que o intuito é “convocar outros membros da indústria audiovisual do País para contribuir e aumentar os recursos”. As inscrições para o recebimento dos recursos poderão ser feitas por até dois meses ou até que a capacidade do fundo se esgote.

Em novembro de 2019, a Netflix já havia anunciado que investiria R$ 350 milhões em filmes, séries e documentários produzidos no Brasil. A plataforma, no entanto, não detalhou o destino dos recursos, se investirão na produção ou em licenciamentos.

Jader Lazarini

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