A maior empresa de alimentos do mundo, Nestlé, reconheceu que mais de 60% de seus alimentos e bebidas convencionais não atendem a uma “definição reconhecida de saúde” e que algumas categorias e produtos nunca serão ‘saudáveis’, independente do quanto renovarem. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31) pelo Financial Times.
Uma apresentação vista pelo jornal americano, diz que apenas 37% dos alimentos e bebidas da Nestlé, excluindo produtos como ração para animais de estimação e nutrição médica especializada, alcançam uma classificação acima de 3,5 no sistema de classificação de estrelas de saúde da Austrália.
Esse sistema classifica alimentos em cinco estrelas e é usado em pesquisas por grupos internacionais como a Access to Nutrition Foundation. A Nestlé, fabricante dos KitKats, Maggi noodles e Nescafé, descreve o limite de 3,5 estrelas como uma “definição reconhecida de saúde”.
Em relação ao seu portfólio geral de alimentos e bebidas, cerca de 70% dos produtos alimentícios da empresa não atingiram esse limite, segundo o documento, junto com 96% das bebidas, excluindo café puro.
Já no caso da água e dos laticínios, os produtos tiveram melhor pontuação, com 82% das águas e 60% dos laticínios atingindo o limite.
“Fizemos melhorias significativas em nossos produtos. . . [mas] nosso portfólio ainda apresenta desempenho inferior em relação às definições externas de saúde em um cenário onde a pressão regulatória e as demandas dos consumidores estão disparando ”, disse a apresentação.
Todavia, os dados excluem fórmulas para bebês, rações para animais de estimação, café e a divisão de ciências da saúde, que fabrica alimentos para pessoas com condições médicas específicas. Isso significa que os dados representam cerca de metade da receita anual total da Nestlé, de 92,6 bilhões de francos.
Por fim, a Nestlé disse que “está trabalhando em um projeto em toda a empresa para atualizar sua estratégia pioneira de nutrição e saúde. Estamos analisando todo o nosso portfólio nas diferentes fases da vida das pessoas para garantir que nossos produtos estejam ajudando a atender às suas necessidades nutricionais e apoiando uma dieta equilibrada.