De acordo com Victor Vendramini, head de e-business da Nestlé, a empresa passará a investir em parcerias com empresas inovadoras. O objetivo é buscar inovação no modelo de negócios, trazendo benefícios aos clientes da multinacional suíça.
O Brasil será o primeiro país a receber o programa de aceleração de startups ligadas ao segmento de saúde da Nestlé Health Science. O Beyond Food, criado em parceria com a StartSe e a Innoscience, projeta o investimento de R$ 1 milhão para impulsionar três startups.
Serão escolhidas companhias que apresentarem soluções estratégicas tecnológicas no âmbito digital, como o aumento da eficácia das vendas no e-commerce e precificação dos produtos. Além disso, o desenvolvimento de robôs que apoiem cuidadores e familiares no processo de tratamento e nutrição de pacientes, impressão 3D e 4D de alimentos e tecnologias de realidade aumentada visando a prevenção de doenças também são o foco da Nestlé.
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A parceria entre a multinacional e as startups vai decorrer-se durante o ano que vem. Na primeira fase de seleção, serão escolhidas até 15 empresas. Esses empreendedores terão um encontro com altos executivos da Nestlé.
Na segunda e última fase, cinco startups se apresentarão em um “pitch day”, em dezembro. No mesmo dia, a Nestlé Health Science vai anunciar até três startups vencedoras.
O investimento será dividido da seguinte forma:
- A primeira colocada receberá R$ 500 mil
- A segunda receberá R$ 300 mil
- A terceira colocada leva R$ 200 mil
Escolha do Brasil pela Nestlé
De acordo com Vendramini, o Brasil foi o escolhido pela Nestlé por que já possui maturidade em projetos que agreguem certa tecnologia.
Não obstante, a companhia europeia também levou em consideração as várias iniciativas digital no País, seja por meio da adoção de soluções de fornecedores ou pelo desenvolvimento interno das empresas inovadoras.
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Além da injeção de recursos e a possibilidade de dar escala a um projeto, startups que participam de processos de aceleração como o da Nestlé buscam ter contato com os executivos das empresas investidoras para conhecer mais sobre o negócio. É uma forma, segundo Vendramini, de terem ideias e serem desafiados.
As inscrições devem ser feitas até 25 de outubro, diretamente no site da Nestlé.