A Nestlé acaba de comprar a Kopenhagen por quase R$ 3 bilhões, um múltiplo de 12 vezes a 15 vezes Ebitda, segundo fontes informaram ao Brazil Journal.
Segundo a publicação, a Advent, gestora de private equity que havia comprado o controle da Kopenhagen em 2020, está saindo do ativo vendendo para um player estratégico em vez de um IPO.
Na época do investimento da Advent, disse o Brazil Journal, a Kopenhagen faturava R$ 450 milhões e tinha um Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 120 milhões – de lá para cá, a companhia praticamente dobrou esse indicador, para mais de R$ 200 milhões.
Ainda segundo uma fonte, as duas empresas já haviam feito ‘filings’ confidenciais no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no início do mês passado – um sinal de que a Nestlé buscou a autorização prévia do regulador antitruste depois de passar anos tentando aprovar sua aquisição da Garoto.
De acordo com o Brazil Journal, o Goldman Sachs (GSGI34) assessorou a Kopenhagen, que teve assessoria jurídica do Mattos Filho. Já a Nestlé foi assessorada pelo UBS BB.
Nestlé vende fabricante de Chambinho para Lactalis, dona da Parmalat
A Lactlalis do Brasil concluiu em dezembro de 2022 um acordo para comprar a DPA Brasil, joint venture entre a Nestlé e a Fonterra. Assim, a dona das marcas Parmalat e Batavo será a nova responsável pela fabricação e distribuição dos produtos das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle, entre outras atribuições.
Segundo o jornal Valor Econômico, o negócio foi fechado por R$ 700 milhões e divulgado na segunda (12). Com a transação, a Lactalis vai assumir os centros de distribuição e as duas fábricas da DPA, uma em Araras (SP) e a outra em Garanhuns (PE).
“A aquisição da DPA traz muita complementaridade ao nosso portfólio de marcas e produtos, além de ajudar a ampliar nossa cobertura comercial por meio da expansão de áreas geográficas. Consolida a Lactalis como líder responsável em lácteos no Brasil”, destacou Patrick Sauvageot, presidente da Lactalis para Brasil e Conse Sul, no comunicado.
Marcelo Melchior, presidente da Nestlé Brasil, ressaltou que o acordo com a DPA permitirá com que as marcas de lácteos refrigerados da companhia suíça sigam sendo desenvolvidas em território nacional.