O caso da GameStop (NYSE: GME), varejista de jogos eletrônicos que obteve uma valorização de mais de 700% em 20 dias, vem chamando a atenção dos players do mercado. Agora, foi a vez do principal órgão regulador de valores mobiliários de Massachusetts, nos Estados Unidos, que, segundo a Barron’s, disse para a Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) interromper por 30 dias as negociações das ações para esfriar os ânimos.
O efeito estilingue dos papéis da GameStop está ligado a uma obscura comunidade na rede social Reddit, onde pequenos investidores, frequentemente se valendo de derivativos financeiros, vêm tentando quebrar as regras de Wall Street.
Os participantes do fórum entraram comprados nas ações da empresa norte-americana, ao passo que investidores elevaram suas posições vendidas, apostando na desvalorização do ativo devido à falta de fundamentação. Conquanto, os usuários do subreddit coordenaram suas operações de forma a força uma alta e pressionar os short sellers.
O que ocorre é: quando um investidor fica vendido, ele precisa deter papéis para honrar sua operação. Em caso de dificuldade de consegui-los, eles serão obrigados a zerar suas posições; o que, por consequência, vai elevar a cotação do ativo.
Esse movimento, denominado de short squeeze, pode acontecer naturalmente, mas este não é o caso. Os participantes da r/wallstreetbets forçaram o mercado. Entre os alvos da manobra estão Melvin Capital, de Gabe Plotkin, e Citro Research, de Andrew Left.
Wall Street clama aos reguladores em caso GameStop
À revista Barron’s, o secretário da Commonwealth de Massachusetts, William Galvin, afirmou que “neste ponto compete aos reguladores, neste caso, a Bolsa de Valores de Nova York, que considerem simplesmente suspendê-la [as ações da GameStop] por um mês e parar de negociá-la”.
As negociações do papel já foram interrompidos diversas vezes nos últimos dias, conforme as regras da Securities and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos), em razão da forte volatilidade.
“Não há base racional para essa corrida”, pontuou Galvin, na entrevista. “E não é apenas um movimento para cima, mas também para baixo. É extremamente errático. Claramente, há um problema aqui com a maneira como as opções estão sendo usadas neste caso. E precisa de alguma intervenção regulatória. E acho que a coisa mais prudente é suspender a negociação por 30 dias. ”
“Esse pequenos e não sofisticados investidores provavelmente vão se machucar com tudo isso”, pontuou o secretário. Apenas nesta quarta-feira, as ações da GameStop subiram mais de 125%.
Notícias Relacionadas