Natura (NTCO3): S&P eleva rating de BB- para BB, com perspectiva estável
A agência de risco S&P Global elevou o rating da Natura & Co Holding S.A. (NTCO3) de BB- para BB, com perspectiva estável.
A análise da agência observou a oferta subsequente no âmbito global (follow on) da Natura que levantou US$ 5,6 bilhões (cerca de R$ 31,52 bilhões) no qual o recurso será utilizado para investimentos de crescimento da companhia e integração e recuperação da Avon Products.
A S&P Global informou que há riscos com a reformulação operacional da Avon e uma potencial segunda onda do novo coronavírus (covid-19), mas o mercado de cosmético apresenta uma recuperação acima do esperado.
Segundo a agência, a Natura tem registrado “resultados sólidos” nos últimos meses, devido às vendas digitais.
Natura define preço por ação em oferta global de R$ 5,6 bilhões
A Natura em complemento às informações apresentadas no dia 30 de setembro de 2020 em Fato Relevante, informou ao mercado em geral que concluiu o Procedimento de Bookbulilding, estabelecendo o preço por ação de R$46,25, no âmbito da oferta global (follow on) de R$ 5,6 bilhões.
A Natura informou que nesta oferta pública serão distribuídas 121.400.000 ações ordinárias, nominativas, escriturais, sem valor nominal, de emissão da companhia, todas livres e desembaraçadas de quaisquer ônus ou gravames, inclusive sob a forma de American Depositary Shares (ADSs), representados por American Depositary Receipts (ADRs), realizada simultaneamente no Brasil e no exterior, resultando em um montante total da oferta global de R$ 5.614.750.000,00.
Segundo a companhia, o valor integral do preço por ação será destinado à conta de capital social da Natura. Devido ao aumento do capital social da Natura no âmbito da oferta global, o novo capital social da empresa passará a ser de R$ 12.586.978.409,83, dividido em 1.375.018.140 ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.
Os recursos levantados na operação da Natura serão destinados para investimentos, visando acelerar o crescimento da empresa ao longo dos próximos três anos e implementar a “Agenda 2030 – Compromisso com a Vida”, que tem como intuito “moldar um futuro de forma mais sustentável e inclusiva”, com base em investimentos nas seguintes áreas estratégicas:
- integração e a recuperação da Avon (focando em um novo modelo comercial, inovação e rejuvenescimento da marca);
- digitalização dos negócios por meio de expansão de ”social selling”, incluindo novos serviços e funções;
- oportunidades de expansão geográfica alavancando a companhia em locais onde já está presente;
- Agenda 2030 –Compromisso com a Vida, principalmente relacionada ao “Programa Carbono Zero”, circularidade de ingredientes e embalagens e no desenvolvimento de uma força de trabalho mais diversa e inclusiva, e ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida da rede da companhia.
Além disso, a Natura busca melhorar a estrutura de capital, acelerando a desalavancagem e diminuindo o endividamento em dólares norte-americanos, volatilidade da taxa de câmbio e altos custos de juros.