A Natura (NTCO3) anunciou nesta quarta-feira (15) Fábio Barbosa como novo CEO da companhia de cosméticos. Em análise, a XP Investimentos enxerga positivamente a reorganização da estrutura corporativa: “A principal mudança é a redução de escopo do CEO do grupo, que traz uma descentralização e aumenta a responsabilidade das unidades de negócio”, diz o relatório da XP.
As ações da Natura dispararam após o anúncio, chegando a uma alta de 10,79% em seu melhor momento no pregão de hoje. Os ativos da companhia encerraram a sessão com ganhos de 8,08%, a R$ 15,12.
“Nós vemos o anúncio como positivo, uma vez que simplifica a estrutura corporativa da Natura, alavanca a autonomia dos CEO das Unidades de Negócio e aumenta a agilidade da companhia na tomada de decisões durante um ambiente desafiador”, afirma o texto.
A XP reitera a recomendação de compra das ações, com a visão positiva sobre a reestruturação da Avon, assim como a projeção de uma alavanca de valor importante para a tese de investimento da Natura.
Mesmo com resultados de curto prazo ainda desafiadores, devido ao cenário macroeconômico atual, a expectativa dos analistas é de ver uma melhora nas métricas operacionais da Avon no segundo semestre de 2022.
Economias e mudanças
A nova estrutura deve trazer economias na estrutura corporativa, que atualmente estão próximas de US$ 80 milhões, equivalente a algo de cerca de 8% da estimativa da XP para o Ebitda de 2023.
“Nós esperamos que essas economias sejam capturadas em 2023, uma vez que ocorrerá um processo de transição, com um comitê que deve ser eliminado com a conclusão desse processo (até o fim de 2022)”, aponta o relatório.
Outra expectativa é de que, mesmo sem indicações de mais mudanças a serem feitas, venham mais algumas pela frente. A Natura mencionou que o comitê de transição irá analisar o que deve ser descentralizado, eliminado assim como potenciais revisões geográficas.
A XP acredita que novos ajustes estão sendo feitos dentro das Unidades de Negócio.
Quem é o novo CEO da Natura?
Fábio Barbosa, até então Presidente do Conselho de Pessoas da Natura, ocupou a presidência do Santander (SANB11) por 15 anos, além de ter sido CEO do Grupo Abril. Barbosa também será responsável por comandar um processo de mudança na estrutura do grupo.
O grupo também é dono das marcas Avon, The Body Shop e Aesop.
Hoje, o executivo é membro do conselho de administração de diversas empresas, como Ambev (ABEV3), Itaú (ITUB4) e a própria Natura. Além disso, o executivo é um forte apoiador das práticas ESG, tendo trabalhado no lançamento do primeiro fundo brasileiro focado em responsabilidade social (Fundo Ethical). Por fim, destacou que suas principais contribuições para a companhia devem ser sua experiência na gestão de pessoas e descentralização.