Ícone do site Suno Notícias

Natura (NTCO3) conclui venda da The Body Shop para grupo de investimentos alemão

Natura (NTCO3) dá sinal verde para venda da The Body Shop

Loja da The Body Shop - Foto: Divulgação

A Natura (NTCO3) informou que a venda da marca de produtos de beleza The Body Shop ao grupo internacional de investimentos Aurelius foi concluída. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destacou que a transação contribuirá para otimizar suas operações e simplificar seus negócios.

Além disso, a venda da The Body Shop posiciona a companhia para focar em prioridades estratégicas, especialmente a integração da Natura e Avon na América Latina, o modelo de venda direta e a otimização adicional da presença internacional da Avon.

Quando foi anunciado, em novembro, o negócio foi avaliado em £ 207 milhões (R$ 1,25 bilhão), valor que será pago em até cinco anos. A Aurelius, com sede na Alemanha, é dona da rede de farmácias Lloyds, no Reino Unido.

A rede The Body Shop foi comprada pela Natura em 2017, em um acordo de € 1 bilhão (algo como R$ 3,6 bilhões na época). A empresa já era dona, na época, da rede australiana Aesop, comprada em 2012 por cerca de US$ 70 milhões (R$ 341 milhões).

Os planos eram montar uma grande operação internacional. A experiência, porém, não foi positiva. Neste ano, a Natura se desfez da Aesop, vendida para a L’Óreal por US$ 2,5 bilhões (R$ 12 bilhões) e da rede The Body Shop.

Natura: processo de reestruturação das operações

Em teleconferência, em novembro, os executivos da Natura&Co deram detalhes sobre o processo de reestruturação das operações da companhia. “Continuamos na jornada de simplificação”, disse o CEO, Fábio Barbosa, durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre.

“A venda da The Body Shop está de acordo com nossas estratégias. Esse é um passo importante da dinamização do nosso negócio”, acrescentou.

Segundo ele, a venda da Aesop acabou sendo decisiva para a Natura apresentar um lucro líquido consolidado de R$ 7,024 bilhões no terceiro trimestre, revertendo um cenário de prejuízo líquido do mesmo período de 2022. “A venda da Aesop nos ajuda a retornar para a posição de caixa líquido”, comentou o CEO da Natura.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile