Natura (NTCO3) mira IPO da Asop nos EUA e ações sobem 9%
A Natura (NTCO3) comunicou na noite de segunda (17) que estuda a possibilidade de realizar uma reestruturação em seus negócios e, com isso, realizar o IPO da Aesop nos Estados Unidos, ou realizar uma operação de spin-off – termo utilizado para designar quando uma empresa ‘nasce’ de outra, deixando de integrar a estrutura societária da empresa-mãe.
Nesse contexto, as ações da Natura fecharam em alta de 9,3% nesta terça-feira (18), liderando as altas do Ibovespa.
Vale lembrar que, em ocasiões anteriores, a companhia havia negada a possibilidade de vender a marca The Body Shop ou realizar a cisão da Aesop – que é a marca de luxo da holding.
“O IPO vem sendo avaliado nos últimos meses como uma alternativa para financiar o crescimento acelerado da Aesop e a administração da Natura &Co tem tomado medidas para viabilizá-lo”, afirma a companhia, em fato relevante.
Além disso, a empresa destacou que essa estratégia de IPO nos EUA empresa declarou ainda que a estratégia está alinhada a seu objetivo de proporcionar mais autonomia e responsabilidade a suas marcas e unidades de negócio.
A companhia reforçou que essa operação de spin-off ou de IPO da Aesop deve ocorrer “na medida em que for do melhor interesse da Natura&Co, e após a conclusão de uma reorganização societária que pode exigir aprovações de acionistas, credores e reguladores”.
Isso pois, vale destacar, um eventual IPO da marca exigiria a aprovação em assembleia dos acionistas brasileiros – dado que haveria uma migração de uma fatia do equity da empresa à bolsa de valores dos EUA.
A empresa destacou que, disse que, em ambos os casos (IPO ou spin-off), os negócios da Aesop continuariam sendo liderados por seu CEO, Michael O’Keeffe.
Nesse caso, a estrutura societária implicaria em uma holding a ser listada nos Estados Unidos, que deteria as subsidiárias da Aesop.
Natura segue em queda
Mesmo com a alta de hoje, os papéis NTCO3 mostram retrações em diversas janelas de tempo. Nos últimos 30 dias foram 2,7% de queda, ante 40% nos últimos seis meses.
No acumulado de 2022, as ações da Natura caem 42%. A cotação atual é de R$ 14,91.