A Natura assumirá as operações da The Body Shop na América Latina a partir de maio deste ano.
De acordo com a diretora de varejo da Natura, Paula Andrade, a ideia é aproveitar a estrutura que a Natura possui nas áreas de finanças, tecnologia e infraestrutura para fazer com que a The Body Shop cresça na região.
“Teremos uma captura (de sinergias) importante na parte da produção”. No entanto, a diretora não deu detalhes sobre valores, mas afirmou que as marcas seguirão em seus setores e não serão misturadas. “Vamos preservar as identidades das marcas”.
Natura compra a The Body Shop
A Natura anunciou a compra de 100% da The Body Shop ainda em 2017. A empresa, que pertencia a L’Oreal, foi adquirida numa operação de cerca de 1 bilhão de euros, ou R$ 4,38 bilhões.
De acordo com a executiva, o maior esforço na operação de sinergia é o Brasil, maior mercado da Natura, tanto em tamanho quando em facilidade de expansão. Além disso, ela citou México e Chile como operações importantes.
No entanto, a executiva ainda afirmou que existe a possibilidade de crescer em outros países da região, mas a expansão não deverá ser feita em curto prazo.
Unidades da The Body Shop
Segundo a diretora, a The Body Shop tem ao menos 160 operações na América latina. No entanto, são somados lojas próprias, franquias, espaços em lojas de departamento, além do comércio eletrônico e entre empresas.
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Paula Andrade não descartou a possibilidade de algumas unidades serem fechadas, usando como justificativa a busca ampla por uma reestruturação global da rede focando na rentabilidade de cada negócio.
A medida voltada à rentabilidade de cada unidade, vez com 62 lojas próprias fossem fechadas em 2018.
Para a América Latina será aplicado um plano que inclui o portfólio global para as especialidades da região. No entanto, terão mais ênfase os segmentos de fragrâncias e presentes e também um gerenciamento de processos da rede de lojas.
A Natura assume o controle das operações da The Body Shop em um momento em que também busca dar continuidade sem seu plano de expansão.
“A operação da Natura no varejo também segue em expansão, com 37 lojas próprias no Brasil e nove em mercados internacionais. No segundo trimestre, estão previstas a inauguração de mais oito lojas no mercado doméstico”, afirmou a empresa.