Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, irá comprar 20 milhões de dólares de ações da sua própria empresa na próxima sessão de negociação aberta, informou a montadora de carros elétricos.
Tanto Musk quanto a Tesla aceitaram pagar a multa de US$ 20 milhões cada à SEC para encerrar o processo de fraude relacionado a uma publicação feita pelo mandatário pelo Twitter.
Em nota, a Tesla disse que a aquisição de Musk foi independente do acordo entre ambos com a controladora do mercado financeiro norte-americano.
Segundo a CNBC, Elon Musk havia se recusado no início de setembro a pagar multa e ao mesmo tempo sair do cargo de presidente da Tesla por dois anos em um proposta de pagamento para a SEC.
Em agosto, a SEC processou Musk por declarações falsas em seu Twitter afirmando que a empresa iria fechar o capital, com o intuito de prejudicar aqueles que investiam na empresa.
Após dias de ações voláteis, por parte da Tesla, Musk voltou atrás e disse que continuaria com os papeis da empresa em Wall Street.
A SEC afirmou que o mandatário foi imprudente, ou até mesmo sabia, que as informações eram enganosas.
Após a postagem, Musk explicou a situação. Segundo ele, a empresa havia entrado em contato com um fundo soberano localizado no Oriente Médio e que ele se sentia confiante com a negociação, que acabou não acontecendo.
Para o jornal New York Times, Musk disse que o seu tweet não havia sido revisado por ninguém e que estava vivendo o seu pior momento a frente do seu próprio negócio.