Mundo deve ter contração de 3,8% do PIB, com piora em China e Índia
O Instituto Internacional de Finanças (IIF, na sigla em inglês) informou nessa quinta-feira (10) que sua previsão para a recessão mundial é de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) nesse ano, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O IIF apontou a China e a Índia como responsáveis por grande parte na queda do crescimento global neste ano. Além disso, o instituto destacou que a previsão para 2020 é “substancialmente” pior que a redução no PIB em 2009, de 0,4%, após a crise financeira. Contudo, salientou que nas economias avançadas as experiências são “comparáveis”.
Ademais, o instituto sinalizou que a apesar da Índia sofrer uma grande contração econômica, em 2009 havia registrado crescimento. Por outro lado, a China apresenta crescimento, entretanto este é menor, na mesma comparação.
O instituto ainda lembrou que na crise de 2009 houve grande estímulo chinês em infraestrutura, o que impulsionou às commodities e o crescimento. Segundo a projeção, a ausência desse fatores será uma questão chave para os mercados emergentes atualmente. Nesse sentido, as regiões dependentes da exportação de matérias primas serão mais afetadas.
PIB mundial desacelera enquanto o Brasil se fortalece
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou que o PIB brasileiro continuou se fortalecendo no mês de agosto enquanto outras grandes potências mundiais apresentam o ritmo oposto, de desaceleração. As informações foram divulgadas na última terça-feira (8) segundo Indicadores Compostos avançados (CLIs) feitos pela organização.
Dentre os dados obtidos de todas as principais economias da OCDE, o Brasil foi um dos únicos países a obter um resultado positivo para o mês de agosto, apontando para uma expansão do PIB, representado por 100,4 pontos no índice. Vale ressaltar que o índice apresenta uma perspectiva do ciclo econômico dos países, ou seja, os valores indicados não medem o grau de crescimento da atividade econômica.
Com Informações do Estadão Conteúdo.