A Multiplus, empresa de programas de fidelidade, terá seu capital fechado e será retirada da bolsa de valores. O fato foi informado pela Latam, que anunciou que não pretende renovar seu contrato com a empresa, e que vai incorporar a Multiplus na Latam o quanto antes.
O contrato de exclusividade entre a Multiplus e a Tam Linhas Aéreas, subsidiária da Latam, está em vigor desde 2010, com exclusividade de 15 anos. A Latam possui indiretamente cerca de 73% da Multiplus, e o restante é negociado no Novo Mercado B3, no Brasil, desde que ocorreu o seu IPO.
Desde a fusão da Lan com a Tam em 2012, a Latam tem operado dois programas de fidelidade de forma simultânea. Um deles, o Latam Pass, é gerido internamente pela empresa, enquanto o Latam Fidelidade é operado independentemente pela Multiplus. Segundo a companhia, a ideia agora é operar um programa de fidelidade único, para flexibilizar a gestão da estratégia de receita da empresa.
Em nota lançada pela companhia aérea, ela afirma: “apesar dos esforços coordenados da Latam, da Latam Airlines Brasil e da Multiplus, essa força inerente ao produto não foi suficiente para reforçar a liderança da Multiplus no mercado brasileiro de pontos de fidelidade, cada vez mais competitivo”.
A empresa informou ainda que os pontos dos clientes Multiplus e os benefícios resgatáveis continuarão sem alterações, e que a incorporação trará novas vantagens.
A realização da operação será feita por meio de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Latam Airlines Brasil em valor equivalente a aproximadamente 27,3% do capital social da Multiplus, ou seja, a parte que é atualmente negociada no mercado. Isso representa cerca de R$1,2 bilhão. Em seguida, o plano é cancelar o registro da Multiplus como empresa de capital aberto na CVM.
O preço de compra visado pela Latam é de R$27,22 por ação, uma média ponderada dos últimos 90 pregões ajustado por dividendos. O preço é 11,6% maior do que o valor de mercado no fechamento de ontem, de R$24,40 por ação.