A Multiplan (MULT3), uma das maiores administradoras de shopping centers do Brasil, apresentou um lucro líquido de R$ 247,1 milhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), alta de 43,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostrando forte recuperação nas vendas somada à maior eficiência administrativa.
Há um ano, as vendas dos lojistas da Multiplan superavam o nível de 2019 (pré-pandemia) em 28,9%. Agora, a companhia anunciou que as vendas dos lojistas atingiram R$ 5,2 bilhões, um crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e 36,3% acima do 2º trimestre de 2019.
O indicador “aluguel mesmas lojas” indicado pela sigla (SSR) avançou 9,4% no 2T23, beneficiado por um crescimento real do SSR de 3,6%, além de um efeito do reajuste do IGP-DI de 5,6%. Explicando: as lojas que já existiam um ano atrás estão pagando, em média, um aluguel 9,4% mais alto agora.
Este crescimento real está acima da média dos últimos dez anos, de 3,5%. Este crescimento do SSR contribuiu para a alta de dois dígitos da receita líquida, de 15,1%, totalizando R$ 502 milhões no trimestre.
O Ebitda da Multiplan (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) – medida de resultado operacional – avançou 28,4% no período de um ano, totalizando R$ 369,35 milhões no 2º tri de 2023.
Ao final do segundo trimestre de 2023, a Multiplan possuía e administrava 20 shopping centers, somando uma Área Bruta Locável (ABL) total de 880.907 m². O total da Área Bruta Locável do portfólio da Multiplan chegou a impressionantes 931.489 m² após considerar tanto os shopping centers quanto os complexos corporativos.
Multiplan: maior turnover trimestral
No trimestre, o indicador vendas nas mesmas lojas (SSS) cresceu 5,2% na comparação anual, com quatro segmentos apresentando crescimento ano contra ano. É que as lojas que já estavam lá um ano atrás venderam, em média 5,2% a mais, conta que não inclui novas lojas.
Assim como no 1º trimestre, o segmento de serviços da Multiplan registrou o maior crescimento, de 14,2% em relação ao ano passado, impulsionado principalmente pelas atividades de farmácia e telefonia.
O crescimento foi acompanhado pelo segmento de Alimentação & Áreas Gourmet, de 7,4% em um ano.
Os dois segmentos com maior crescimento do SSS no trimestre reafirmam a demanda dos consumidores por experiência e conveniência.
O desempenho de Artigos Diversos foi de +4,4% em relação ao mesmo trimestre de 2022, influenciado principalmente por atividades como perfumaria e cosméticos (+18,2%) e supermercado (+12,6%).
Adicionalmente, o segmento de Vestuário apresentou crescimento de 3,7% em relação ao 2º trimestre de 2022, impulsionado por maiores vendas de vestuário feminino.
O segmento de Artigos do Lar & Escritório apresentou queda de 1,3% em um ano, essa redução foi guiada essencialmente pela atividade de eletroeletrônicos (-7,9%).
No segundo trimestre, a Multiplan apresentou um turnover de 4,8% da ABL total (41.892 m²), correspondendo a 172 novas lojas. O intenso esforço da equipe comercial da Multiplan levou ao maior turnover trimestral de todos os tempos.