A Multiplan (MULT3) captou a cifra de R$ 300 milhões por meio de uma oferta pública de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da 167ª emissão, em série única.
Conforme comunicado pela Multiplan, essa oferta esteve lastreada em debêntures simples – cuja data de emissão é 15 de maio de 2024, com prazo de 1.826 dias.
A companhia detalha que serão amortizadas em duas parcelas anuais e consecutivas, devidas ao final do 4º (quarto) e do 5º (quinto) anos contados da data de emissão, e farão jus ao pagamento de juros semestrais correspondentes a 99,50% (noventa e nove inteiros e cinquenta centésimos por cento) do CDI ao ano.
“Os recursos líquidos obtidos pela Companhia com a Emissão serão integralmente utilizados para o pagamento de gastos, custos e despesas ainda não incorridos diretamente atinentes à construção, aquisição de direitos, expansão, desenvolvimento e reforma, de determinados imóveis e/ou empreendimentos imobiliários descritos na Escritura de Emissão”, diz o comunicado da MULT3.
Multiplan tem lucro líquido de R$ 267 milhões no 1T24, alta de 28,9%
A companhia anotou um lucro de R$ 267 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), marcando um novo recorde da companhia para o período e um aumento de 28,9% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. As receitas também apresentaram um crescimento, atingindo R$ 523,6 milhões, o que representa um aumento de 12,6%.
O balanço do 1T24 da Multiplan diz que a receita proveniente de locações, tanto de espaços comerciais em shoppings quanto de torres comerciais, aumentou 1,1%, alcançando R$ 388,5 milhões. As receitas de estacionamento registraram um crescimento de 6,9%, totalizando R$ 4,4 milhões, enquanto as receitas de serviços expandiram-se em 11,3%, atingindo R$ 39,6 milhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$ 390,8 milhões, um aumento anual de 9,3%. No entanto, a margem Ebitda da Multiplan diminuiu de 75,9% para 74,6%.
As vendas dos lojistas alcançaram um total de R$ 5,1 bilhões no período de janeiro a março, marcando o maior valor já registrado para este período e um aumento de 10% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. As vendas nas mesmas lojas (SSS) cresceram 8,6%.
A taxa média de ocupação dos espaços comerciais foi de 95,7%, um aumento em relação aos 94,7% registrados no ano anterior, enquanto o custo de ocupação diminuiu de 15% para 14% no mesmo período de comparação. As despesas gerais e administrativas aumentaram 4,5%, atingindo R$ 46,2 milhões.
Por outro lado, a dívida líquida da Multiplan reduziu-se em 2,1% em comparação com o final de 2023, totalizando R$ 2,04 bilhões. Isso resultou em uma redução da alavancagem da companhia, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, que passou de 1,38 vez para 1,32 vez no final do quarto trimestre.
Ao final do 1T24, a Multiplan diz que possuía e administrava 20 shoppings centers, abrangendo cerca de 6 mil lojas. Segundo a empresa, os melhores desempenhos de vendas foram no New York City Center (RJ), Barra Shopping Sul (RS) e Shopping Santa Úrsula (SP) cujas vendas superaram o 1T23 em 42,0%, 23,3% e 22,0%, respectivamente.