A Multiplan (MULT3) registrou um lucro líquido de R$ 177,7 milhões no primeiro trimestre de 2020. Esse valor é correspondente a uma alta de 93,3% em comparação com o mesmo período em 2019.
De acordo com a administradora de shopping centers, esse resultado foi impulsionado por forte desempenho de vendas até meados de março. Além de redução das despesas da Multiplan e um ganho não recorrente com a aquisição de participação na Manati.
A administradora afirmou que teve o ganho não recorrente de R$ 48,3 milhões, líquido de impostos, decorrente da aquisição de 50% da Manati, controladora do Shopping Santa Úrsula.
Apesar da pandemia, a receita líquida no primeiro trimestre subiu cerca de 6%, para R$ 326 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) disparou 49%, para R$ 343,7 milhões.
As vendas atingiram R$ 3,1 bilhões, uma redução de 10,2%, comparada ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação alcançou 97,9%, alta de 0,84 ponto percentual, em comparação de base anual.
Multiplan deverá investir até R$ 1,3 bilhão em 2020, diz CEO
A Multiplan anunciou que deverá destinar entre R$ 1,1 bilhão a R$ 1,3 bilhão para investimentos em 2020. A informação foi divulgada em fevereiro pelo diretor-presidente da empresa, José Isaac Peres, durante uma teleconferência com investidores.
De acordo com Peres, o valor dos investimentos considera as compras do Shopping Santa Úrsula, Park Shopping, Ribeirão Shopping e Diamond Mall. As aquisições, que somam entre R$ 471 milhões a R$ 561 milhões, já foram anunciadas pela Multiplan, mas serão concluídas somente neste ano.
Saiba Mais: Multiplan registra lucro de R$ 142,3 milhões no 4T19; alta de 26,3%
Segundo o balanço de resultados de 2019, a empresa desembolsou R$ 787 milhões para investimentos no ano passado. Em 2018, o valor investido foi de R$ 304 milhões.
O executivo afirmou que companhia irá reiniciar seu ciclo de investimentos neste ano.
“Vejo 2020 como um ano altamente estimulante. Como estamos no início do ano, é possível que novos investimentos venham a surgir, [mas orientados] pela preocupação das novas necessidades do consumidor”, afirmou o executivo da Multiplan.