A Multiplan (MULT3), empresa responsável pela administração de shoppings centers, anunciou um lucro de R$ 267 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), marcando um novo recorde da companhia para o período e um aumento de 28,9% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. As receitas também apresentaram um crescimento, atingindo R$ 523,6 milhões, o que representa um aumento de 12,6%.
O balanço do 1T24 da Multiplan diz que a receita proveniente de locações, tanto de espaços comerciais em shoppings quanto de torres comerciais, aumentou 1,1%, alcançando R$ 388,5 milhões. As receitas de estacionamento registraram um crescimento de 6,9%, totalizando R$ 4,4 milhões, enquanto as receitas de serviços expandiram-se em 11,3%, atingindo R$ 39,6 milhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$ 390,8 milhões, um aumento anual de 9,3%. No entanto, a margem Ebitda da Multiplan diminuiu de 75,9% para 74,6%.
As vendas dos lojistas alcançaram um total de R$ 5,1 bilhões no período de janeiro a março, marcando o maior valor já registrado para este período e um aumento de 10% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. As vendas nas mesmas lojas (SSS) cresceram 8,6%.
A taxa média de ocupação dos espaços comerciais foi de 95,7%, um aumento em relação aos 94,7% registrados no ano anterior, enquanto o custo de ocupação diminuiu de 15% para 14% no mesmo período de comparação. As despesas gerais e administrativas aumentaram 4,5%, atingindo R$ 46,2 milhões.
Por outro lado, a dívida líquida da Multiplan reduziu-se em 2,1% em comparação com o final de 2023, totalizando R$ 2,04 bilhões. Isso resultou em uma redução da alavancagem da companhia, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, que passou de 1,38 vez para 1,32 vez no final do quarto trimestre.
Ao final do 1T24, a Multiplan diz que possuía e administrava 20 shoppings centers, abrangendo cerca de 6 mil lojas. Segundo a empresa, os melhores desempenhos de vendas foram no New York City Center (RJ), Barra Shopping Sul (RS) e Shopping Santa Úrsula (SP) cujas vendas superaram o 1T23 em 42,0%, 23,3% e 22,0%, respectivamente.
Multiplan adquire fatia remanescente de shopping no RJ e investe R$ 55,4 milhões em empreendimento em Maceió
A Multiplan anunciou a ampliação do Parque Shopping Maceió, com previsão de inauguração para 2025. O projeto contempla um investimento total de R$ 55,4 milhões, dos quais a empresa será responsável por metade, em conformidade com sua participação no empreendimento.
A expansão tem como objetivo adicionar aproximadamente 5,5 mil metros quadrados à área bruta locável (ABL) do shopping, concentrando-se no terceiro piso, segundo a empresa. Esta nova área deve integrar o centro médico à praça de alimentação, abrigando 45 novas lojas.
A Multiplan também optou por exercer seu direito de preferência na compra da participação remanescente de 9% no shopping center ParkJacarepaguá, no Rio de janeiro, desembolsando R$ 66 milhões. Com essa transação, a Multiplan amplia sua participação no empreendimento para 100%. A aquisição envolve não apenas uma extensão de 3.594 metros quadrados na área bruta locável (ABL), mas também uma participação equivalente em um terreno adjacente, totalizando 17.995 metros quadrados.
O pagamento será realizado em duas etapas: inicialmente, R$ 40 milhões serão desembolsados no momento da formalização da escritura definitiva de compra e venda (ECV). O restante, no valor de R$ 26 milhões, será dividido em duas parcelas indexadas pelo IPCA. A primeira parcela, de R$ 16 milhões, será quitada em até 12 meses a partir da data da ECV, enquanto a segunda, de R$ 10 milhões, será paga em até 18 meses após a ECV.
O custo de aquisição por metro quadrado de ABL é estipulado em R$ 18.363, o que representa um desconto de 13,3% em relação ao custo histórico de desenvolvimento por metro quadrado de ABL do ParkJacarepaguá, estimado em R$ 21.188.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições usuais em negócios dessa natureza, de acordo com a Multiplan.