Mosaico (MOSI3) registra prejuízo de R$53 mil, apesar de receita crescer 18,4%
A Mosaico (MOSI3) ficou praticamente no zero a zero no primeiro trimestre de 2021: a companhia fechou março com um prejuízo líquido de R$ 53 mil, revertendo o lucro líquido de R$ 8,9 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
A empresa registrou prejuízo mesmo com a sua receita líquida avançando 18,4% na base anual, saindo de R$ 43,3 milhões para R$ 51,2 milhões. O volume bruto de mercadorias (GMV) da Mosaico cresceu 28,7%, saindo de R$ 790 milhões para R$ 1,01 bilhão.
As visitas nos sites da companhia, que incluem o Buscapé, o Zoom e outros, também avançaram, com alta de 12,7%, para 186,9 milhões, no período de janeiro a março deste ano. A média do número de usuários ativos por mês cresceu 56,7%, para 5,4 milhões.
Gastos e despesas da Mosaico avançam mais do que receita
Apesar de a receita ter avançado e os números dos sites também, a Mosaico viu a sua margem bruta recuar 2,1 pontos percentuais, para 89,3%. “Essa queda de margem é explicada pelo aumento no custo com aluguel de servidores que, por sua vez, reflete a alta do dólar norte-americano e o maior volume de serviços”, explica a companhia no documento publicado na noite desta segunda-feira (17).
As despesas com vendas cresceram 89,6% na base anual, saindo de R$ 13,4 milhões para R$ 25,5 milhões. As despesas gerais e administrativas avançaram 42,5% na mesma comparação, saindo de R$ 25,4 milhões para R$ 42,6 milhões.
As despesas operacionais, que englobam os dois grupos, avançaram em média 67,9% – além dos motivos já citados, houve mais gastos com marketing, com pessoal e também com a oferta pública inicial de ações (IPO) da Mosaico, que custou R$ 2,2 milhões no primeiro trimestre.
Com os maiores gastos, o Ebitda da Mosaico, apesar da alta da receita, recuou 69,8%, para R$ 4,7 milhões. A margem Ebitda saiu de 36% nos três primeiros meses de 2021 para 9,2% neste ano.
Por fim, subtrai-se do lucro líquido da Mosaico o resultado financeiro negativo, que foi de R$ 2,6 milhões, alta de 72.1% na comparação com o intervalo de 2020.