Mosaico (MOSI3), dona do Buscapé, surpreende ao subir 75% em estreia na B3
A Mosaico (MOSI3) estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta sexta-feira (5) em forte alta. A companhia, que controla sites de comparação de preços no e-commerce, realizou uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que movimentou R$ 1,2 bilhão.
Após um longo período em leilão antes do início das negociações, os papéis da Mosaico abriram em alta de 57%. Pouco tempo depois, por volta das 11h05, aceleraram e operavam com um avanço de 75%, a R$ 34,65. Essa é a maior estreia na história da Bolsa brasileira.
A companhia havia fixado o preço por ação a R$ 19,80, no topo da faixa indicativa. Ela foi listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3.
De acordo com o prospecto da oferta divulgado ao público, 11% dos recursos líquidos captados serão destinados ao pagamento de um financiamento junto ao BTG Pactual (BPAC11) para a compra do site Buscapé. Os outros 89% serão utilizados para a ampliação da participação no mercado de comércio eletrônico.
O IPO consiste em uma oferta primária de 29.220.780 papéis (quando os recursos são direcionados diretamente ao caixa da empresa), e uma oferta secundária de 32.142.862 ações (capital que vai para o bolso dos atuais acionistas), incluindo a colocação dos lotes adicional e suplementar.
Com a abertura de capital, os três fundadores da Mosaico deixarão de ser controladores acionários, fazendo com que a companhia se torne uma corporation, com capital disperso. A oferta foi coordenada por:
- BTG Pactual;
- Itaú BBA;
- Goldman Sachs (GSGI34);
- XP Investimentos (NASDAQ: XP);
- JPMorgan (JPMC34).
O movimento de empolgação traz luz à demanda de investidores brasileiros por empresas puramente de tecnologia no País, algo ainda escasso.
Um exemplo similar e bem-sucedido é o da Locaweb (LWSA3). Desde sua abertura de capital, no início do ano passado, as ações da empresa de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem já subiram quase 500%.
Sobre a Mosaico
A Mosaico é um grupo de sites que busca que compara preços entre as diversas empresas de comércio eletrônico. As companhias controladas são Buscapé, Bondfaro e Zoom.
Segundo o prospecto da Mosaico, existem dois modelos de negócio na Mosaico: Product Ads e Intermediação. O primeiro correponde a 95,7% da receita bruta total da empresa, sendo o mais relevante. Trata-se da exibição de ofertas de produtos de lojistas parceiros, sendo que a receita é contabilizada por cliques nas ofertas.
A Intermediação, como o nome indica, trata-se do comissionamento de uma fração do valor de compra pago à Mosaico. É um negócio incipiente na receita da companhia, correspondendo a 3,5% do faturamento total. A companhia aponta as seguintes vantagens competitivas em seu negócio:
- Maior plataforma digital de conteúdo e originação de vendas para e-commerce do País;
- Modelo asset light que traz maior eficiência operacional;
- Parceria com grandes varejistas.
De janeiro a setembro de 2020, a Mosaico registrou uma receita líquida de R$ 160,7 milhões, com um lucro líquido de R$ 33,9 milhões.