O bilionário e investidor Jim Simons, fundador da Renaissance Technologies, morreu aos 86 anos, em Nova York, anunciou a Fundação Simons nesta sexta-feira (10).
Em 1978, Simons fundou o que viria a ser a Renaissance Technologies, um fundo de hedge que foi pioneiro no comércio quantitativo e se tornou uma das empresas de investimento mais lucrativas da história.
Antes de iniciar a Renaissance, Simons presidiu o departamento de matemática da Stony Brook University, em Nova York.
“Jim foi um líder excepcional que realizou um trabalho transformador em matemática e desenvolveu uma empresa de investimentos líder mundial. Além disso, Jim criou uma organização que já teve um enorme impacto na matemática, nas ciências básicas e na nossa compreensão do autismo. A Simons Foundation, uma fundação perpétua, levará sua visão para a filantropia para o futuro,” afirmou David Spergel, presidente da Simons Foundation.
O matemático deixa esposa, três filhos, cinco netos e um bisneto.
Quem foi Jim Simons
Jim Simons foi presidente simbólico e membro do conselho do Renaissance Technologies, um dos fundos de investimentos mais rentáveis da história. Jim também foi conhecido pelo seu modelo de investimento. Sua aplicação de métodos quantitativos para operação de mercado e seu sucesso na posição gestor o colocam no posto de mito para o setor.
Ele também foi conhecido por sua trajetória acadêmica. Além de sua atuação como filantropo. O sucesso do modelo de Simons no mercado financeiro o colocou na lista de bilionários da Forbes.
No ranking da revista Forbes 2021, Jim Simons ocupou a 68ª posição entre as pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 24,6 bilhões de dólares.
Aos 20 anos de idade, Jim se formou em matemática. Durante três décadas, seu foco principal foi o campo de pesquisas da área, em especial a assuntos relacionados a geometria e topologia.
Suas ideias e pesquisas no meio o colocaram como um “gênio da matemática” para diversos especialistas.
Em 1988, com 50 anos de idade, Simons fundou o Renaissance Technologies. Um fundo hedge especializado em fundos quant.
O mais antigo produto do Renaissance é o Medallion Fund, frente que obteve os resultados mais expressivos do grupo na história. Jim foi o líder da organização durante 20 anos.
No período ele conseguiu fazer com que o Renaissance se tornasse um dos maiores do ramo, além de obter uma média de retorno alta. Boa parte do modo em que é aplicado o modelo de investimentos feitos pelo grupo é segredo.
Sua formação, que incluiu a utilização de softwares para execução dos investimentos é comum em seu negócio.
Jim Simons, mesmo aposentado, ainda fazia parte dos quadros da empresa. Seu nome sempre esteve em listas de investidores de sucesso.