O Morgan Stanley está negociando a compra da ETrade Financial Corp em uma operação de US$ 13 bilhões. O banco de investimentos busca adentrar no mercado de varejo, atendendo e gerenciando contas de pessoas comuns.
A aquisição da ETrade, que possui cinco milhões de clientes, deve ser anunciada nesta quinta-feira (20) pelo Morgan Stanley, de acordo com informações da “The Wall Street Journal”. Essa será a maior aquisição de um grande banco americano desde a crise do ano de 2008.
A ETrade tem um futuro incerto desde meados de novembro, quando as corretoras Charles Schwab Corp e a TD Ameritrade Holding Corp anunciaram uma fusão. As duas são as principais concorrentes diretas da E-Trade. “Nós vamos enfrentar Schwab. Vamos assumir a Fidelity ”, disse James P. Gorman, chairman da Morgan Stanley.
Veja também: JHSF anuncia Hotel Fasano em Nova York, o primeiro fora da América do Sul
Gorman afirmou que está de olho na E-Trade há cerca de 18 anos, quando ainda era executivo da Merrill Lynch. Ele tentou novamente iniciar negociações com a corretora em 2007, quando foi responsável por buscar melhorias no braço de corretagem do Morgan Stanley, entretanto as negociações começaram a desandar quando a E-Trade viu que o colapso da economia estava se aproximando.
A aquisição da ETrade é chamada de ‘Project Eagle’. É o maior negócio de um dos principais bancos dos Estados Unidos desde a crise, quando tentativas de algumas operações de instituições do ramo deram errado.
No ano passado, o Morgan Stanley lançou uma ferramenta on-line para clientes com que possuem um poder aquisitivo menor. A ETrade irá entrar nesse ramo, operando no gerenciamento do patrimônio dessas pessoas. A estimativa é de que a operação faça com que a ferramenta passe a ter mais de oito milhões de usuários e US $ 3,1 trilhões em dinheiro de clientes.