A Mitre (MTRE3) divulgou nesta terça-feira (9) seus resultados no terceiro trimestre de 2021. A empresa teve lucro líquido de R$ 5,3 milhões, o que representa uma queda de 76,7% quando comparado ao mesmo período em 2020, quando anotou R$ 22,9 mi.
“A diminuição no lucro líquido é, principalmente, consequência da operação de Total Return Equity Swap (TRS), que totalizou perda contábil de R$ 11,1 milhões no trimestre. Excluindo esse efeito, a Mitre obteve lucro líquido recorrente de R$ 16,4 milhões”, justifica a empresa em seu balanço.
“Portanto, entendemos que a melhor forma de analisar os resultados da companhia seja excluindo o efeito de tal operação. Dessa forma, o lucro líquido recorrente no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 16,4 milhões”.
Já a receita líquida da Mitre apresentou variação positiva de 7,5%, alcançando R$ 154,1milhões, ante aos R$ 143,4 milhões registrados no ano passado. Porém, quando comparada ao 2T21, a receita operacional líquida teve diminuição de 6,4%.
Por fim, o EBITDA da Mitre foi de R$ 14,2 milhões no período, comparado aos R$ 21,6 milhões no 2T21 e R$ 28.2 milhões no 3T20. A margem EBITDA foi de 9,2% no 3T21, diminuição de 10,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2020 e de 3,9 p.p. em relação ao 2T21. O EBITDA Ajustado, que estorna o efeito dos custos financeiros dos financiamentos relacionados à produção, totalizou R$ 16,3 milhões, com margem de 10,6% no trimestre.
Vendas líquidas da Mitre caem 42,5%
A Mitre atingiu R$ 503,6 milhões em vendas brutas nos primeiros 9 meses do ano, excluindo comissões, o que representa um aumento de 26,1% em comparação com os R$ 399,4 milhões do mesmo período de 2020. No trimestre, as vendas brutas totalizaram R$ 181,2 milhões comparadas aos R$ 211,7 milhões no 2T21 e R$ 289,0 milhões no 3T20.
Mas as vendas líquidas, no terceiro trimestre deste ano, chegaram a R$ 147 milhões, 42,5% menor que seu desempenho no mesmo período no ano passado, de R$ 255,9 milhões.
O Índice de Vendas sobre Oferta no 3T21 foi de 20,3%, comparado ao 50,3% no 3T20. A diminuição de 9,2% em relação ao trimestre anterior é decorrente da maior base de estoque disponível para venda da empresa, que impacta negativamente o índice.
Entre julho e setembro a Mitre realizou 2 lançamentos, o Haus Mitre Vila Clementino e o Haus Mitre Aclimação, totalizando R$ 290 milhões de VGV em 336 unidades, em comparação a R$ 456 milhões em 927 unidades no mesmo período de 2020. No ano, a Mitre já lançou R$ 646 milhões em VGV e, nos últimos 12 meses, RS 1,11 bilhão.
“Apesar de todo o receio do mercado, na Mitre já incorporamos, conservadoramente, a pressão de custos em todos os nossos orçamentos desde o primeiro trimestre do ano e entendemos que a grande correção de custos já ocorreu. Além disso, como atuamos exclusivamente nos segmentos de média e alta renda na cidade de São Paulo, conseguimos manter uma boa velocidade de vendas de todos os produtos”, conclui a empresa.
(Com informações do Estadão Conteúdo)