Ministro quer que Petrobras (PETR4) recompre refinarias privatizadas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta quarta-feira (27) que a Petrobras (PETR4) negocie a recompra de refinarias que foram privatizadas. Ele disse que isso deveria ser feito “dentro das regras de mercado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-1.png

“A Petrobras deve negociar com as refinarias que foram privatizadas, dentro das regras de mercado, porque nós teremos de respeitar a segurança jurídica, a estabilidade regulatória, ela possa readquirir essas refinarias”, disse o ministro.

Silveira deu a declaração em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto depois de cerimônia de assinatura de contratos de transmissão de energia elétrica.

Petrobras quer dinheiro de bancos chineses para financiar fornecedores

A estatal pediu para bancos chineses capital para financiar o avanço da sua exploração de petróleo em águas profundas. As informações são da agência Bloomberg.

A Petrobras estaria atrás de capital principalmente para financiar sua cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Com isso, a petroleira quer que haja capital suficiente e acessível para projetos de petróleo em águas profundas.

“A Petrobras tem crescido em um ritmo acelerado e quer garantir que seus fornecedores possam acompanhar esse crescimento”, disse o diretor executivo financeiro da Petrobras, Sergio Caetano Leite.

O executivo ainda destacou que a companhia pode também levantar recursos para viabilizar seus projetos de energia renovável.

Atualmente há um facilitador para que a companhia levante dinheiro na segunda maior economia do mundo – o fato de que suas plataformas flutuantes geralmente são montadas em estaleiros chineses.

Isso torna mais fácil que as construtoras das chamadas FPSOs obterem empréstimos, captando US$ 3,5 bilhões cada.

Desempenho de PETR4

As ações da Petrobras subiram 3,1% no intradia desta quarta-feira (27), a R$ 34,52. Com isso, os papéis PETR4 acumulam alta de 6,7% nos últimos 30 dias.

Em uma janela mais longa, desde o início de 2023, a Petrobras mostra alta de 50%.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno