Ícone do site Suno Notícias

Ministro do petróleo iraquiano aguarda prorrogação de oferta da Opep

Demanda por petróleo deve ter crescimento recorde em 2021, prevê Opep

Demanda por petróleo deve ter crescimento recorde em 2021, prevê Opep

Thamer Ghadhban, ministro iraquiano do petróleo, disse neste domingo (30) que aguarda que um tratado global, que confirma a diminuição da produção de petróleo, seja estendido por mais seis a nove meses.

Sendo assim, a Rússia pactuou com a Arábia Saudita para prolongar o acordo com a Organização dos países Exportadores de Petróleo (Opep).

“Os principais produtores de petróleo estão caminhando para uma decisão de estender o acordo de produção por sei a nove meses”, afirmou o ministro em uma nota.

Ministros do Petróleo da Opep se reunirão nesta segunda-feira (1), em Viena. Entretanto, terão outra reunião com produtores de petróleo que não fazem parte da organização na terça-feira (2).

Saiba mais: EUA vão aplicar sanções econômicas a países que importarem petróleo do Irã 

Alta do petróleo

Na última quarta-feira (26) o barril do petróleo foi valorizado no mercado internacional . Com alta maior do que 2%, o movimento ocorreu em razão do menor estoque da commodity nos EUA.

Veja a alta das principais referências do petróleo no fechamento:

O Brent trata-se do petróleo extraído no Mar do Norte e no Oriente Médio. Sendo assim, o Brent é a principal base do valor da commodity no mercado europeu.

EUA e Irã impactam valor do petróleo

Na última semana, o presidente Donald Trump afirmou que irá impor sanções a qualquer país que importe petróleo do Irã. Sendo assim, o comunicado foi feito na última sexta-feira (28), por Brian Hook, enviado especial dos EUA ao Irã.

Sair da versão mobile