Ministro do petróleo iraquiano aguarda prorrogação de oferta da Opep
Thamer Ghadhban, ministro iraquiano do petróleo, disse neste domingo (30) que aguarda que um tratado global, que confirma a diminuição da produção de petróleo, seja estendido por mais seis a nove meses.
Sendo assim, a Rússia pactuou com a Arábia Saudita para prolongar o acordo com a Organização dos países Exportadores de Petróleo (Opep).
“Os principais produtores de petróleo estão caminhando para uma decisão de estender o acordo de produção por sei a nove meses”, afirmou o ministro em uma nota.
Ministros do Petróleo da Opep se reunirão nesta segunda-feira (1), em Viena. Entretanto, terão outra reunião com produtores de petróleo que não fazem parte da organização na terça-feira (2).
Saiba mais: EUA vão aplicar sanções econômicas a países que importarem petróleo do Irã
Alta do petróleo
Na última quarta-feira (26) o barril do petróleo foi valorizado no mercado internacional . Com alta maior do que 2%, o movimento ocorreu em razão do menor estoque da commodity nos EUA.
Veja a alta das principais referências do petróleo no fechamento:
- Na New York Mercantile Exchange (Nymex), maior mercado mundial não-virtual que negocia futuros de commodities, o petróleo WTI para entrega em agosto subiu 2,68%, com o barril cotado a US$ 59,38.
- Na Intercontinental Exchange (ICE), empresa norte-americana que comercializa via internet futuros e derivativos, o petróleo Brent para entrega em setembro avançou 2,20%, com o barril cotado a US$ 65,69.
O Brent trata-se do petróleo extraído no Mar do Norte e no Oriente Médio. Sendo assim, o Brent é a principal base do valor da commodity no mercado europeu.
EUA e Irã impactam valor do petróleo
Na última semana, o presidente Donald Trump afirmou que irá impor sanções a qualquer país que importe petróleo do Irã. Sendo assim, o comunicado foi feito na última sexta-feira (28), por Brian Hook, enviado especial dos EUA ao Irã.