Ministro das Relações Exteriores é anunciado por Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quarta-feira, 14 de novembro, por meio do Twitter o nome de Ernesto Araújo como Ministro das Relações Exteriores de seu governo.
“A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje. Informo a todos a indicação do Embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de Ministro das Relações Exteriores“, comentou o capitão reformado em sua conta no microblogging.
Anteriormente Bolsonaro já havia afirmado que escolheria alguém de carreira para função.
Após o anúncio pelo Twitter, o presidente eleito comentou sobre sua escolha em coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
“Obviamente, [a seleção foi] motivar o Ministério das Relações Exteriores a incrementar a questão de negócios no mundo todo”, afirmou Jair.
Que ainda complementou sobre suas expectativas: “Sem preferências, temos relações excelentes com todos os parceiros para incrementar as parcerias em benefício do povo brasileiro, sobretudo”.
Com a confirmação de Araújo, são sete ministros selecionados para seu governo.
Além de Araújo, são eles: Augusto Heleno, Segurança Institucional, Paulo Guedes, Economia, Marcos Pontes, Ciência e Tecnologia, Sergio Moro, Justiça e Segurança Pública, e Tereza Cristina, Agricultura e Fernando Azevedo e Silva, Segurança.
Além de Onyx Lorenzoni, que administrará a Casa Civil e é o ministro da transição, do governo do capitão da reserva.
A escolha de Araújo como Ministro das Relações Exteriores se dá poucas horas após Cuba confirmar o encerramento do Programa Mais Médicos no Brasil.