A Minerva (BEEF3) traçou um plano para zerar suas emissões líquidas até 2035, em sua nova estratégia de sustentabilidade. A informação foi revelada em evento nesta quinta-feira (15), em um momento em que as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) tem se tornado regra no mercado.
De acordo com a Minerva, caso a meta seja atingida conforme esperado, a empresa atingirá o objetivo 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris.
“Temos o entendimento de que a corrida para emissão líquida zero deve ser um esforço coletivo. Estamos envolvidos em parcerias e coalizões com o objetivo de abordar as mudanças climáticas e impulsionar a sustentabilidade do setor”, disse Taciano Custódio, diretor de sustentabilidade da companhia.
Em seu plano de longo prazo, a companhia investirá até R$ 1,5 bilhão em projetos que ajudam a reduzir as emissões em toda a cadeira produtiva. Segundo a Minerva, “o primeiro compromisso é garantir o fim do desmatamento ilegal em toda a cadeia de abastecimento na América do Sul”.
Com ajuda tecnológica e sistemas de monitoramento apurados, a companhia se comprometeu em reduzir em 30% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, além de manter sua matriz energética carbono neutro com 100% de energia renovável, meta alcançada no ano passado.
“As ações e compromissos se baseiam em décadas de diligência à melhoria dos resultados ambientais e sociais, dentro dos pilares da sustentabilidade da Minerva”, comenta Custódio.
Relatório de Sustentabilidade da Minerva mostra redução de CO2
No ano passado, a Minerva lançou sua 10ª edição do Relatório de Sustentabilidade. Nele, a empresa disse que removeu em sua operação mais de 38 mil toneladas de CO2 equivalente.
A líder de exportação de carne bovina da América do Sul também zerou a emissão de gases estufa de ecopo 2, através da compra de Certificados de Energia Renovável, “garantindo uma matriz energética limpa e sustentável”.
Em 2020, a Minerva destinou cerca de R$ 43 milhões em apoio a iniciativas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em comunidades que está presente.
Notícias Relacionadas