A Minerva (BEEF3), líder em exportação de carne bovina na América do Sul, informou nesta segunda-feira (21) que sua divisão de negócios Minerva Fine Foods, focada em carnes processadas, foi habilitada para exportar produtos cozidos e congelados aos Estados Unidos.
Para receber a autorização, a unidade passou por uma auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conjunto com os requisitos estabelecidos pelo Food Safety and Inspection Service (FSIS). Além da Minerva Fine Foods, a Minerva Foods conta com cinco unidades com habilitação para exportar carne in natura ao mercado norte-americano, sendo elas:
- Araguaína/TO,
- Janaúba/MG,
- Paranatinga/MT
- Palmeiras de Goiás/GO
Enquanto a unidade de Barretos, em São Paulo, pode embarcar carne enlatada.
“Esta conquista cria mais uma excelente oportunidade para a Minerva Foods no mercado norte-americano, que é um player importador de alimentos relevante e para onde já exportamos outros produtos”, afirma Michele Mazzi, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade e Rastreabilidade da empresa.
Minerva compensa piora interna na venda de carne bovina com exportações
Ao participar de uma live promovida pelo SUNO Notícias ao final de maio, o diretor financeiro da Minerva, Edison Ticle, afirmou que a empresa continua compensando a queda nas vendas de carne bovina no mercado interno com as exportações aquecidas.
Na ocasião, o executivo relembrou o resultado do primeiro trimestre do ano e comentou que o desempenho da companhia foi muito bom, apesar do cenário adverso, de pressão nos custos de produção.
Segundo o diretor financeiro da Minerva, a principal atenção ainda é o preço da arroba do boi gordo, que teve um incremento de mais de 50% no 1º trimestre do ano. “Isso levantou uma desconfiança dos investidores sobre a nossa capacidade de repasse de custos aos preços dos produtos, que nós provamos no último balanço financeiro“, disse.