A Microsoft (MSFT34) ampliou sua série de fortes ganhos trimestrais impulsionados durante a pandemia de coronavírus (covid-19), anotando um lucro por ação (LPA) de US$ 1,95, superando as previsões dos analistas, de US$ 1,78. A empresa divulgou seus resultados no mesmo dia em que seu aplicativo, o Teams, apresentou instabilidade.
De acordo com The Wall Street Journal, as ações da Microsoft subiram cerca de 50% no ano passado, levando a avaliação da empresa para cerca de US$ 1,97 trilhão, perdendo apenas para a Apple (AAPL34).
A companhia anotou ainda um aumento de 43,8% no lucro do terceiro trimestre fiscal, para US$ 15,46 bilhões.
A empresa de Bill Gates tem visto um crescimento massivo em seus negócios, diante de um novo cenário global em que as pessoas trabalham remotamente e a educação ocorre à distância, em consequência das medidas restritivas adotadas durante a pandemia.
“Ao longo de um ano de pandemia, as curvas de adoção digital não estão diminuindo. Eles estão acelerando ”, disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, em um comunicado.
A forte demanda por serviços em nuvem no final do ano passado ajudou a Microsoft a reverter uma tendência de queda gradual do ritmo de crescimento à medida que o negócio ganhava escala.
A Microsoft anunciou ainda que as vendas vinculadas aos serviços de nuvem Azure aumentaram 50% no trimestre mais recente, no mesmo nível dos últimos três meses de 2020.
Além disso, a companhia conseguiu popularizar seu pacote de colaboração no local de trabalho Teams, que oferece recursos concorrentes de empresas como Zoom Video Communications.
Por sua vez, a atividade de videogame da empresa também aumentou durante a pandemia. A receita de conteúdo e serviços do Xbox teve uma alta de 34% no trimestre, auxiliada pelo recente lançamento de dois novos consoles, Xbox Series X e S.
Alguns dos outros negócios da Microsoft voltados para o consumidor também viram um avanço nas vendas. A receita dos laptops Surface, que são populares entre as pessoas que trabalham e aprendem em casa, aumentou 12% em relação ao ano anterior. O negócio de publicidade em buscas cresceu 17%.